Aprendizagem organizacional das empresas do Prêmio Finep de Inovação

Autores

  • Elizabeth Loiola
  • Gênia Porto

Palavras-chave:

Aprendizagem individual, Aprendizagem organizacional, Inovação.

Resumo

O objetivo deste trabalho é investigar relações entre socialização, disseminação e codificação do que foi aprendido por indivíduos e a aprendizagem organizacional. Para investigar essas relações, foram tomadas como pontos de partida aprendizagens individuais em empresas ganhadoras do prêmio Finep de Inovação, entre 2000 e 2006. Os dados foram coletados com base em dois questionários, um sobre as aprendizagens individuais, que foi respondido por trabalhadores envolvidos nas inovações premiadas, e outro sobre o fenômeno da aprendizagem organizacional, que foi respondido pelos gestores das empresas. Concluiu-se que, no caso em estudo, a relação entre aprendizagem individual e organizacional prevista no modelo heurístico foi corroborada e que essa relação foi mediada pelos processos de transferência para situações de trabalho do que foi aprendido pelos indivíduos, e pela socialização e disseminação do que foi igualmente aprendido e transferido.

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Publicado

2009-03-03

Como Citar

Loiola, E., & Porto, G. (2009). Aprendizagem organizacional das empresas do Prêmio Finep de Inovação. Revista Economia & Gestão, 8(18), 32–52. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/economiaegestao/article/view/316