ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE O PERFIL EMPREENDEDOR INTERNACIONAL DE GESTORES DE INOVAÇÃO E A PROMOÇÃO DE INOVAÇÕES NAS ORGANIZAÇÕES

Autores

  • Moema Pereira Nunes Universidade Feevale https://orcid.org/0000-0002-9729-9074
  • Deivis Fabiano Gonçalves Universidade Feevale
  • Fernanda Kalil Steinbruch Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Dusan Schreiber Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2025v25n71p46-68

Palavras-chave:

Orientação empreendedora internacional, Gestores de inovação, Inovação

Resumo

Este estudo buscou identificar a relação entre o perfil empreendedor internacional dos gestores de inovação e a promoção de inovações nas organizações. O perfil empreendedor internacional foi medido em relação ao conhecimento de línguas estrangeiras, à experiência internacional e às experiências anteriores gerais. A promoção de inovações foi investigada em termos de inovação de produtos, processos e organizacionais, bem como de atividades inovadoras. Foi desenvolvida uma pesquisa com gestores de inovação em empresas industriais e realizado o teste não paramétrico de Mann-Whitney. Com isso, o conhecimento de uma língua estrangeira, a realização de viagens anteriores ao exterior a trabalho, turismo ou lazer, a experiência profissional no mesmo setor e em empresa familiar impactam positivamente na geração de inovações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moema Pereira Nunes, Universidade Feevale

Professora

ICHS - Instituto de Ciências Humanas e Sociais

Downloads

Publicado

2025-07-14

Como Citar

Nunes, M. P., Fabiano Gonçalves , D., Kalil Steinbruch , F., & Schreiber, D. (2025). ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE O PERFIL EMPREENDEDOR INTERNACIONAL DE GESTORES DE INOVAÇÃO E A PROMOÇÃO DE INOVAÇÕES NAS ORGANIZAÇÕES. Revista Economia & Gestão, 25(71), 46–68. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2025v25n71p46-68