ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE O PERFIL EMPREENDEDOR INTERNACIONAL DE GESTORES DE INOVAÇÃO E A PROMOÇÃO DE INOVAÇÕES NAS ORGANIZAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2025v25n71p46-68Palavras-chave:
Orientação empreendedora internacional, Gestores de inovação, InovaçãoResumo
Este estudo buscou identificar a relação entre o perfil empreendedor internacional dos gestores de inovação e a promoção de inovações nas organizações. O perfil empreendedor internacional foi medido em relação ao conhecimento de línguas estrangeiras, à experiência internacional e às experiências anteriores gerais. A promoção de inovações foi investigada em termos de inovação de produtos, processos e organizacionais, bem como de atividades inovadoras. Foi desenvolvida uma pesquisa com gestores de inovação em empresas industriais e realizado o teste não paramétrico de Mann-Whitney. Com isso, o conhecimento de uma língua estrangeira, a realização de viagens anteriores ao exterior a trabalho, turismo ou lazer, a experiência profissional no mesmo setor e em empresa familiar impactam positivamente na geração de inovações.