Uma análise sobre a aprendizagem em consultoria à luz da experiência

Autores

  • Fernanda Bruto da Costa Correia
  • Marcos Gilson Gomes Feitosa
  • Naldeir dos Santos Vieira

Palavras-chave:

Aprendizagem organizacional, Consultoria, Aprendizagem pela experiência.

Resumo

Este artigo situa-se no campo das práticas de aprendizagem no contexto organizacional e seu foco é descrever as habilidades que os consultores organizacionais aprendem, através da interpretação de suas experiências que possibilitaram a realização de intervenções mais eficazes. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo por meio de entrevistas a consultores de uma empresa de consultoria de Recife/PE. No trabalho, discutem-se as relações entre experiência e aprendizagem, intervenção eficaz de consultoria, e apresenta-se a análise dos resultados da pesquisa empírica realizada. Os consultores pesquisados estão conscientes da importância da aprendizagem pela experiência, inclusive da essencialidade da reflexão nesse contexto, bem como identificam algumas experiências como mais propícias à aprendizagem do que outras. Destaca-se da pesquisa a importância do esenvolvimento das habilidades interpessoais aprendidas ao longo da prática profissional por meio da interpretação das experiências e consideradas essenciais para uma prática de intervenção eficaz, tanto quanto o conhecimento técnico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-03-03

Como Citar

Correia, F. B. da C., Feitosa, M. G. G., & Vieira, N. dos S. (2009). Uma análise sobre a aprendizagem em consultoria à luz da experiência. Revista Economia & Gestão, 8(18), 72–91. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/economiaegestao/article/view/318