A contribuição da gestão socialmente responsável para a aprendizagem em equipe: um estudo de caso na Copel

Autores/as

  • Cintia Carla Takada
  • Karina De Déa Roglio

Palabras clave:

Gestão socialmente responsável, Organização em aprendizagem, Aprendizagem em equipe.

Resumen

Este artigo investiga os resultados da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) para os processos internos da organização, visando a identificar de que forma ela contribui para o desenvolvimento da organização em aprendizagem, especificamente para a aprendizagem em equipe. A empresa escolhida para o estudo pertence ao setor de energia elétrica e está localizada no Paraná. O estudo de campo envolveu a técnica de entrevista individual e de grupo focal. A análise dos dados apontou uma contribuição da gestão socialmente responsável para a criação de um ambiente aberto ao diálogo, reflexão e inclusão das partes interessadas, porém revelou que diferentes estágios de conhecimento nos grupos entrevistados sobre RSE possibilitam diferentes níveis de reflexão e aprendizado nas equipes. Outro ponto levantado pela pesquisa é que a RSE pode contribuir com outros fatores que facilitam o desenvolvimento da organização em aprendizagem, como o pensamento sistêmico e a sistematização da informação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2009-03-03

Cómo citar

Takada, C. C., & Roglio, K. D. D. (2009). A contribuição da gestão socialmente responsável para a aprendizagem em equipe: um estudo de caso na Copel. Revista Economia & Gestão, 8(18), 92–110. Recuperado a partir de https://periodicos.pucminas.br/economiaegestao/article/view/319