A entrada de uma microempresa brasileira no mercado internacional: aplicação do apoio multicritério à decisão

Autores

  • Daniela Castanhar
  • Luiz F. Autran M. Gomes

Resumo

Este artigo pretende mostrar como se pode aplicar a teoria de utilidade multiatributo na avaliação de alternativas disponíveis a micro e pequenas empresas para viabilizar suas atividades de exportação, tomando-se decisões estratégicas quanto à escolha do mercado externo, bem como quanto aos canais de comercialização ideais. Através de um estudo de caso verificou-se que aquela teoria e os procedimentos de cálculos correlatos podem conduzir os decisores não apenas a implementar ações globalmente melhores, mas também a um maior aprendizado do problema, seus próprios valores e prioridades. Os resultados encontrados no estudo de caso foram considerados consistentes, uma vez que confirmaram a intuição do principal decisor envolvido, possibilitando seu entendimento e as justificativas pertinentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-09-23

Como Citar

Castanhar, D., & Gomes, L. F. A. M. (2008). A entrada de uma microempresa brasileira no mercado internacional: aplicação do apoio multicritério à decisão. Revista Economia & Gestão, 6(12). Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/economiaegestao/article/view/32

Edição

Seção

Artigos