Aprendizagem organizacional e desenvolvimento de competências organizacionais: proposta metodológica para exploração conceitual e empírica

Autores

  • Adriana Roseli Wünsch Takahashi
  • André Luiz Fischer

Palavras-chave:

Aprendizagem organizacional, Competências organizacionais, Metodologia, Aspectos teóricos, Pesquisa empírica.

Resumo

As questões metodológicas que sustentam pesquisas de aprendizagem organizacional representam um desafio a ser superado pelos pesquisadores do campo de estudo. No âmbito deste artigo, aprendizagem organizacional é tratada de forma inter-relacionada ao desenvolvimento de competências organizacionais, um desafio adicional ao campo, pois poucos estudos integram essas duas categorias e sustentam empiricamente suas proposições e conclusões. Dessa forma, o objetivo é apresentar e discutir uma proposta metodológica para explorar conceitual e empiricamente tais categorias, a fim de facilitar a investigação nesse campo e acender a discussão, ainda tímida, mas necessária, sobre caminhos de pesquisa em aprendizagem. Aspectos epistemológicos, teóricos e operacionais de pesquisa são apresentados, destacando-se as convergências com o modelo. Por fim, forças e limitações são citadas de forma a inspirar futuros trabalhos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-03-03

Como Citar

Takahashi, A. R. W., & Fischer, A. L. (2009). Aprendizagem organizacional e desenvolvimento de competências organizacionais: proposta metodológica para exploração conceitual e empírica. Revista Economia & Gestão, 8(18), 112–132. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/economiaegestao/article/view/320