A dinâmica da aprendizagem intra e interorganizacional: perspectivas em estratégias cooperativas e competitivas utilizando as tipologias de exploration e exploitation
Palavras-chave:
Aprendizagem intraorganizacional, Aprendizagem interorganizacional, Exploration e exploitation.Resumo
Um dos grandes dilemas para o gestor em arranjos interorganizacionais refere-se às decisões sobre investir em novos conhecimentos que gerem processos inovadores ou aprimorar os conhecimentos existentes de domínio das organizações envolvidas. Este ensaio propõe um modelo teórico analítico para entender a dinâmica da aprendizagem interorganizacional utilizando as concepções de
exploration e exploitation propostas no trabalho de March (1991). Exploration refere-se àquelas atividades destinadas à busca de novos conhecimentos para a organização e exploitation se traduz no uso e manutenção daquele conhecimento já adquirido (LEVINTHAL; MARCH, 1993). As abordagens dominantes na literatura analisam a aprendizagem sob uma visão singular das relações entre a organização e seu ambiente, o que contribui para limitadas decisões de alocação de recursos em inovações ou prospecções do conhecimento existente. O artigo avança nos estudos de gestão e inovação do conhecimento, uma vez que sugere entender os arranjos cooperativos e competitivos sob diversas lentes, introduzindo no cenário acadêmico nacional o debate sobre exploration e exploitation.