COCRIAÇÃO DE VALOR E EMPREENDEDORISMO DIGITAL
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2025v25n72p46-72Palavras-chave:
Cocriação de valor, Empreendedorismo digital, RSLResumo
Cocriar valor e empreender digitalmente são ações colaborativas. Por meio de uma RSL sobre 135 artigos da base WoS, discorremos sobre o entrelaçamento da cocriação de valor com o empreendedorismo digital. Os resultados indicam que há forte ligação entre ambos, em diversos modelos de negócios, geografias, setores da economia e tipos de empresas. A cocriação de valor pode anteceder o empreendedorismo digital e vice-versa e representamos essa contribuição em um framework teórico, identificando cinco clusters que evidenciam a conexão: 1) Colaboração, aprendizagem e compartilhamento de conhecimento; 2) Estratégica e gestão voltadas para a inovação digital; 3) Performance das organizações e transformação digital; 4) Criação e cocriação de valor entre stakeholders; 5) Inovação como elemento para cocriar valor e empreender digitalmente. O estudo apresenta importantes contribuições empíricas para gestores de empresas, organizações e empreendedores, concatenando descobertas anteriores já publicadas, como: descrição de formatos de negócios digitais, desenho de estratégias na economia digital, modelos digitais de expansão de mercado, orientações sobre interação com stakeholders, processos e tecnologias digitais, importância da tecnologia da informação, plataformas e formatos digitais de atuação comercial, tipos de inovações digitais, dentre outras que contribuem, em um cenário de elevada competição e transformação digital.