A NOVA GERAÇÃO DE TORCEDORES: UM ESTUDO DE CASO SOBRE RELACIONAMENTO E AFETIVIDADE DE CRIANÇAS DE 7 A 11 ANOS COM TIMES DE FUTEBOL
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2024v24n69p67-87Palavras-chave:
Comportamento do Consumidor, Gestão de Futebol, Torcedor, IdentificaçãoResumo
O estudo tem como objetivo analisar a afetividade e o relacionamento de crianças como torcedoras de times do futebol brasileiro no contexto atual. O estudo de caso de abordagem qualitativa aborda o fenômeno a partir da perspectiva de quatro especialistas. A ascensão do futebol europeu no cotidiano dos torcedores mirins, bem como a ampla gama de opções de entretenimento disponível para este público são fatores de ameaça para a relação afetiva entre crianças e times brasileiros. A paixão entra na dinâmica das afetividades, fundamentais para a constituição do sujeito como pessoa e, evidentemente, como torcedora. A análise corrobora a europeização e a midiatização como ameaças, reforçando a revisão da literatura, assim como enxerga na família a fonte para o legado da paixão, mostrando o papel central dos outros significativos e da socialização. Entende-se que há uma miopia no cuidado dos times com o pequeno torcedor, indicando que ações lúdicas nas redes sociais e a presença em jogos eletrônicos e em e-sports tendem a ser caminhos estratégicos na promoção da paixão pelo clube. Sem essa gestão, corre-se o risco de, no longo prazo, o time perder relevância, prejudicando suas receitas.