DESENVOLVENDO RELAÇÕES DE VALOR
UMA PLATAFORMA TEÓRICA PARA A COCRIAÇÃO DE VALOR EM SERVIÇOS FINANCEIROS
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2025v25n70p22-42Palavras-chave:
Cocriação de valor, engajamento do cliente, inovação tecnológica, gestão de marketing, integração de recursosResumo
O desenvolvimento tecnológico revolucionou modelos de negócios centrados na geração de valor diferenciado para o cliente. Essa movimentação, por sua vez, culminou na contínua preocupação em coproduzir e cocriar valor junto ao cliente, bem como analisar quais os determinantes da sua percepção de valor. Por conseguinte, objetiva-se desenvolver um modelo teórico capaz de auxiliar na ampliação dos modelos teóricos já existentes com a finalidade de agregar robustez à conceituação da cocriação de valor e como ela ocorre. O processo de construção desta pesquisa teórico-empírica ocorrido por meio da Revisão Sistemática da Literatura propõe que a cocriação de valor é influenciada pela integração de recursos e engajamento mútuo, emoção e inovação de usuários, efeito de acessibilidade e comunicação integrativa, dispostos na plataforma interativa de capacidades de recursos indicando que a cocriação leva a impactos valiosos de resultados experimentados. Este estudo visa contribuir teoricamente com a proposta da integração e ampliação dos modelos de cocriação de valor já existentes, fornecendo ainda consistência conceitual à teoria de cocriação de valor e à gestão mercadológica nesse âmbito.