Estratégias Empresariais para Jornais Impressos em Tempos de Internet: O Caso da Folha de Santa Cruz

Autores

  • Douglas Wegner Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
  • Alyne Sehnem Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Palavras-chave:

caso de ensino, internet, jornais, estratégia.

Resumo

O caso para ensino aborda a situação hipotética de um jornal impresso de âmbito regional que precisa desenvolver estratégias para fazer frente aos impactos da internet. As informações apresentadas refletem a situação de dezenas de jornais brasileiros de pequeno e médio porte que, apesar da sua tradição e credibilidade, passaram a enfrentar dificuldades relacionadas ao crescimento do número de usuários de internet e as facilidades de acesso a informações on-line, com queda no número de assinaturas e verbas de anunciantes. O caso de ensino inicia com o histórico do jornal Folha de Santa Cruz, sua trajetória de desenvolvimento e expansão na região de atuação. Na sequência, apresenta-se dados sobre a internet e resultados de uma survey realizada com 240 pessoas, que mostram os dilemas enfrentados atualmente pelos gestores de jornais impressos em função da influência da internet. Considerando o cenário apresentado, os diretores do jornal precisam tomar decisões estratégicas sobre como posicionar o jornal para minimizar a tendência de queda no número de assinantes e verbas dos anunciantes. Os estudantes são instigados a utilizar ferramentas para análise do ambiente externo e dos recursos internos do jornal, discutindo as tendências para o setor de mídia impressa e elaborando estratégias para a empresa descrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Wegner, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Bacharel em Administração pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2001), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2005) e Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Professor Adjunto do Mestrado Profissional em Administração da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Downloads

Publicado

2013-12-19

Como Citar

Wegner, D., & Sehnem, A. (2013). Estratégias Empresariais para Jornais Impressos em Tempos de Internet: O Caso da Folha de Santa Cruz. Revista Economia & Gestão, 13(33), 174–191. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/economiaegestao/article/view/3435

Edição

Seção

Caso de Ensino