Imagem e posicionamento – O caso das Faculdades Integradas do Paraná (FIP)

Autores

  • Clara Isabel Koetz Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Douglas Wegner Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Carin Maribel Koetz Faculdades Integradas e Taquara Faculdade Novo Hamburgo - IENH

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2013v13n31p162-181

Palavras-chave:

Comunicação Integrada de Marketing, Posicionamento, Imagem da Marca, Brand Equity

Resumo

O caso apresenta a situação das Faculdades Integradas do Paraná - FIP, uma instituição de ensino superior que enfrenta problemas de imagem e de comunicação com os seus públicos. Estes problemas foram advindos de um crescimento intenso que a Instituição teve ao longo da sua história e que se intensificou a partir do ano de 2005. Um grupo de professores, ciente dessas dificuldades, realizou uma pesquisa com diversos públicos internos, como professores, coordenadores, reitor e pró-reitores, técnicos administrativos e acadêmicos e externos, como vestibulandos, agência de comunicação e imprensa, com o objetivo de identificar a imagem ideal e a imagem percebida em relação a FIP. Os resultados, que foram complementados com informações de pesquisas realizadas anteriormente, apontam diferenças entre a imagem considerada ideal e a imagem real nos mais diversos públicos. A partir dessas informações, os alunos são estimulados a analisar os problemas identificados e a propor uma estratégia de comunicação integrada, que permita reverter as falhas na comunicação e modificar a percepção da imagem da Instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clara Isabel Koetz, Universidade de Santa Cruz do Sul

Departamento de Ciências Administrativas

Programa de Pós-Graduação em Administração

 

Douglas Wegner, Universidade de Santa Cruz do Sul

Departamento de Ciências Administrativas

Programa de Pós-Graduação em Administração

 

Downloads

Publicado

2013-06-24

Como Citar

Koetz, C. I., Wegner, D., & Koetz, C. M. (2013). Imagem e posicionamento – O caso das Faculdades Integradas do Paraná (FIP). Revista Economia & Gestão, 13(31), 162–181. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2013v13n31p162-181

Edição

Seção

Caso de Ensino