A ética na atividade docente da PUC Minas Contagem

Autores

  • Maria Clara Gerspacher Lara
  • Roberto Patrus Mundim Pena

Palavras-chave:

Ética, Professores, Conflito ético

Resumo

O trabalho aborda o estudo dos conflitos éticos vivenciados pelos professores do curso de Administração da PUC Minas Contagem em sua prática docente. A pesquisa foi empreendida por meio de entrevistas semi-estruturadas realizadas com 30 professores do curso de Administração, sendo investigada a existência de sensibilidade ética por parte do professor e seus conflitos éticos na sua interação com a instituição, com a coordenação de curso, com os outros professores e com os alunos. Foi também investigada a percepção da necessidade ou não de implementação de ações e de instrumentos para o direcionamento da conduta ética na prática docente. Os conflitos éticos foram analisados à luz do modelo apresentado por Ferrell et al. (2001), que propõe o enquadramento dos conflitos nas classes seguintes: interesses, honestidade e eqüidade, relacionamentos e comunicações. Os resultados apontam para a existência de sensibilidade ética pela maioria da amostra. A metade dos conflitos éticos apontados está centrada no relacionamento professor-aluno, ao passo que o menor percentual de conflitos relatados se situa na esfera do relacionamento com outros professores. A maioria dos professores não foi simpática à implementação de medidas prescritivas e normativas para o tratamento dos conflitos éticos.

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Publicado

2008-09-24

Como Citar

Lara, M. C. G., & Pena, R. P. M. (2008). A ética na atividade docente da PUC Minas Contagem. Revista Economia & Gestão, 5(9). Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/economiaegestao/article/view/63