DETERMINANTES DA ESTRUTURA DE CAPITAL DAS EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO DO AGRONEGÓCIO: UM ESTUDO A LUZ DAS TEORIAS TRADE OFF E PECKING ORDER

Autores

  • Itzhak David Simão Kaveski Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/CPAN
  • Rosemar José Hall Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
  • Larissa Degenhart Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Mara Vogt Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Nelson Hein Universidade Regional de Blumenau - FURB

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2015v15n41p135

Palavras-chave:

Agronegócio, Estrutura de Capital, Financiamento, Pecking order, Trade Off.

Resumo

O estudo objetiva analisar os fatores determinantes da Estrutura de Capital das empresas brasileiras de capital aberto do agronegócio, com base na teoria do Trade Off e Pecking Order. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, com análise documental e abordagem quantitativa. A amostra é composta por 54 empresas brasileiras do agronegócio de capital aberto. A análise compreendeu o período de 2009 a 2012 e os dados foram retirados do banco de dados da Thomson One Banker®. Os resultados da pesquisa indicam que quanto maior for o Tamanho e a Rentabilidade do Ativo Total das empresas brasileiras do agronegócio, menor é a concentração de utilização de recursos externos de curto prazo e maior é a utilização de recursos externos em um conjunto total como forma financiamento de seus investimentos. Além disso, as empresas rentáveis também utilizam mais os recursos externos de longo prazo. Por fim, as companhias de agronegócio com melhor Tangibilidade utilizam mais recursos externos de curto prazo e menos de longo prazo como forma financiamento de seus investimentos. Conclui-se que as empresas brasileiras do agronegócio de capital aberto, quanto ao seu endividamento, estão apoiadas tanto na teoria do Pecking Order como na teoria do Trade Off.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Itzhak David Simão Kaveski, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/CPAN

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2011) e mestrado em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2013). Atualmente é professor auxiliar do campus do pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: Evidenciação Contábil, Desempenho Operacional, Métodos Quantitativos, Estrutura de Capital e Remuneração.

Downloads

Publicado

2015-12-22

Como Citar

Kaveski, I. D. S., Hall, R. J., Degenhart, L., Vogt, M., & Hein, N. (2015). DETERMINANTES DA ESTRUTURA DE CAPITAL DAS EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO DO AGRONEGÓCIO: UM ESTUDO A LUZ DAS TEORIAS TRADE OFF E PECKING ORDER. Revista Economia & Gestão, 15(41), 135–158. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2015v15n41p135

Edição

Seção

Artigos