Estudo sobre as práticas de inovação e as estratégias adotadas por empreendedores de alta tecnologia

Autores

  • Edemar Wolf de Paula
  • Luiz Paulo Bignetti

Palavras-chave:

Empresas de base tecnológica, Inovação, Estratégia

Resumo

A era digital e do conhecimento impõe às empresas de base tecnológica o desafio de competir num mercado de contínuas transformações em que a instabilidade e a complexidade são as únicas constantes. Impelidas para uma competição cada vez mais global, as empresas que desenvolvem tecnologias de informação tendem a considerar a gestão da inovação como fator estratégico para o seu desenvolvimento e sua consolidação. O presente artigo descreve as ações estratégicas e as práticas de inovação adotadas por empresas de informática sediadas num pólo de informática localizado no Sul do Brasil. Os resultados demonstram que, embora as empresas tenham apresentado crescimento consistente, as decisões estratégicas se concentram nos sócios fundadores. As empresas, na sua maioria, não adotam atitudes estratégicas tecnológicas ofensivas, mas procuram explorar nichos específicos de mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-09-25

Como Citar

Paula, E. W. de, & Bignetti, L. P. (2008). Estudo sobre as práticas de inovação e as estratégias adotadas por empreendedores de alta tecnologia. Revista Economia & Gestão, 3(6). Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/economiaegestao/article/view/95

Edição

Seção

Artigos