Grau de desenvolvimento, ambiente macroeconômico e geografia: uma análise da posição brasileira em investimentos diretos DOI 10.5752/P.1984-6606.2010v10n22p45

Autori

  • Frederico Araujo Turolla Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV/SP)
  • Ronald Oliveira Concer Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM
  • Érika Roberta Monteiro

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2010v10n22p45

Parole chiave:

Negócios internacionais. Investimentos diretos. Brasil. Desenvolvimento. Geografia.

Abstract

Neste artigo explora-se o segmento dinâmico da literatura de negócios internacionais, reunindo análises para avaliar a posição brasileira de investimentos diretos a partir de três conjuntos de elementos: o grau de desenvolvimento econômico, o padrão de evolução da economia doméstica e ainda algumas características geográficas estruturais do país. Quanto ao primeiro aspecto, avalia-se a posição do Brasil no Investment Development Path (IDP) proposto por John Dunning, através de uma regressão proposta por Dunning e de diagramas de dispersão. Quanto ao segundo conjunto, são discutidos os fatores idiossincráticos do ambiente macroeconômico brasileiro dos anos noventa. Para avaliação do terceiro conjunto, sugere-se a utilização de modelos gravitacionais hoje usados no comércio e apresentam-se exercícios sobre uma base de dados de 123 países.

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Biografie autore

Frederico Araujo Turolla, Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV/SP)

Doutor em Economia de Empresas pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV/SP)

Ronald Oliveira Concer, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM

Bacharel em Administração pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing

Érika Roberta Monteiro

Mestranda em Economia Política pela PUC – Pontifícia Universidade Católica – SP

Pubblicato

2010-05-06

Come citare

Turolla, F. A., Concer, R. O., & Monteiro, Érika R. (2010). Grau de desenvolvimento, ambiente macroeconômico e geografia: uma análise da posição brasileira em investimentos diretos DOI 10.5752/P.1984-6606.2010v10n22p45. Revista Economia & Gestão, 10(22), 45–66. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2010v10n22p45