O patrocínio do futebol como ferramenta do marketing esportivo para a construção de brand awareness 10.5752/P.1984-6606.2010v10n23p80

Autores

  • Edson Roberto Scharf PPGAD/FURB – Universidade de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2010v10n23p80

Palavras-chave:

Brand awareness. Patrocínio. Marketing esportivo. Futebol. Valor

Resumo

O patrocínio tem assumido posição de destaque dentre as ferramentas de marketing esportivo. Com a crescente evolução, empresas entendem esta ação estratégica como uma abordagem adequada para melhorar o seu desempenho mercadológico. Este estudo tem como contexto o patrocínio do Figueirense Futebol Clube pela empresa Taschibra. O objetivo do trabalho realizado com membros de torcidas organizadas do clube foi verificar a eficácia do patrocínio no reconhecimento da marca. Como resultado, se conclui que o brand awareness da marca patrocinadora ocorre, principalmente, em função dos esforços de patrocínio relacionados ao clube de futebol; que este reconhecimento ainda tem amplo espaço de crescimento; e que a marca pode se posicionar como uma das referências do seu segmento de atuação.

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Biografia do Autor

Edson Roberto Scharf, PPGAD/FURB – Universidade de Blumenau

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina)

Docente e pesquisador do PPGAD/FURB – Universidade de Blumenau

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Publicado

2010-09-22

Como Citar

Scharf, E. R. (2010). O patrocínio do futebol como ferramenta do marketing esportivo para a construção de brand awareness 10.5752/P.1984-6606.2010v10n23p80. Revista Economia & Gestão, 10(23), 80–99. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2010v10n23p80