Práticas políticas em relações empresariais de terceirização: um estudo de caso / Political practices in outsourcing business relations: a case study DOI 10.5752/P.1984-6606.2010v10n24p127
DOI:
https://doi.org/10.5752//P.1984-6606.2010v10n24p127Palabras clave:
Terceirização. Relações de poder. Relações interorganizacionaisResumen
No trabalho que se apresenta, tem-se como objetivo analisar as práticas políticas associadas a relações empresariais de terceirização, o que foi feito mediante a realização de uma pesquisa qualitativa e descritiva que trata das características e variáveis existentes nesse contexto no setor de mineração de Minas Gerais. Os resultados demonstram que discurso da terceirização não se concretiza na realidade, e que a relação entre contratante e contratada é marcada pela desconfiança e oportunismo de ambas as partes, com o objetivo de auferir resultados interessantes apenas para o próprio negócio, o que contraria o discurso de parceria incondicional em prol de objetivos comuns. A ideologia embutida em tais práticas assume um papel claro no sistema, de favorecer as empresas contratantes e seus representantes em detrimento direto das contratadas, que precisam se submeter, econômica, técnica e simbolicamente, ao argumento de resultados positivos em um quadro de crescente competição.Descargas
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Saraiva, L. A. S., & Moura, S. R. (2010). Práticas políticas em relações empresariais de terceirização: um estudo de caso / Political practices in outsourcing business relations: a case study DOI 10.5752/P.1984-6606.2010v10n24p127. Revista Economia & Gestão, 10(24), 127–149. https://doi.org/10.5752//P.1984-6606.2010v10n24p127
Número
Sección
Artigos