Efeitos da participação de mulheres em redes sociais: um estudo em um conselho de mulheres executivas / Effects of the participation of women in social networks: a study in a board of executive women DOI 10.5752/P.1984-6606.2010v10n24p9

Autores

  • Hilka Vier Machado
  • Marcos Ferreira Jesus

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2010v10n24p9

Palavras-chave:

Empreendedoras. Redes sociais. Conselho de mulheres executivas.

Resumo

Este estudo teve por objetivo analisar efeitos decorrentes da participação de empreendedoras em redes sociais, especificamente no Conselho de Mulheres Executivas de Campo Mourão, para compreender a influência dessa participação no papel empreendedor por mulheres, bem como sobre suas empresas. A metodologia utilizada foi o estudo qualitativo, os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e de pesquisa documental junto aos arquivos do referido Conselho. A análise dos dados mostrou que os efeitos da participação das empreendedoras na rede estiveram associados ao fortalecimento delas no papel: aumentando a capacidade de comunicação, o espírito associativista, a visão gerencial e de negócios, além do aumento da visibilidade no papel. Foram observados efeitos sobre as empresas, tais como a ampliação da visão do mercado, a melhoria na identificação de oportunidades, o aumento nas parcerias e no crescimento das empresas, além da inserção em outras redes, ampliando os relacionamentos. Por outro lado, a decisão da Associação Comercial de unificar as atividades do Conselho pode denotar a fragilização de redes de empreendedoras, pois, apesar de sua trajetória, ocorreu o distanciamento e/ou desligamento de muitas empresárias do Conselho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hilka Vier Machado

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professora associada da Universidade Estadual de Maringá – UEM

Marcos Ferreira Jesus

Graduado em Administração pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão

Downloads

Publicado

2010-12-17

Como Citar

Machado, H. V., & Jesus, M. F. (2010). Efeitos da participação de mulheres em redes sociais: um estudo em um conselho de mulheres executivas / Effects of the participation of women in social networks: a study in a board of executive women DOI 10.5752/P.1984-6606.2010v10n24p9. Revista Economia & Gestão, 10(24), 9–27. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2010v10n24p9