A satisfação do cliente como fator estratégico em uma escola de idiomas DOI 10.5752/P.1984-6606.2011v11n26p110

Autores

  • Julius Cesar Siqueira Othero Fernandes
  • Dalton Jorge Teixeira
  • Humberto Elias Garcia Lopes

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2011v11n26p110

Palavras-chave:

Satisfação do cliente, ACSI, marketing de relacionamento

Resumo

O objetivo do trabalho foi o de testar a validade da medição da satisfação e de sua cadeia nomológica de construtos, expectativa, valor e qualidade percebida, reclamação e lealdade dos alunos de um curso de inglês em uma escola de idiomas em Belo Horizonte. Utilizando-se o modelo o ACSI, e com a aplicação da técnica de modelagem de equações estruturais, foi feita a análise de plausibilidade dos achados a partir da interpretação dos resultados obtidos com dados de 260 respondentes. A pesquisa foi desenvolvida em duas fases: na primeira foi feito um pré-teste para identificar a percepção de atributos do construto satisfação dos alunos do curso escolhido para este estudo. Na segunda fase, foi realizado um surveycom os casos validos. O estudo verificou o significativo impacto da satisfação na propensão à lealdade nessa escola e importantes aspectos das relações entre os antecedentes e conseqüentes do construto satisfação geral.

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Biografia do Autor

Julius Cesar Siqueira Othero Fernandes

Mestre e em Administração de Empresas, Especialista em Administração de Marketing, em Análise de Sistemas & em Política e Estratégia Nacional

Professor daPontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/Brasil

Dalton Jorge Teixeira

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/ Brasil

Professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/Brasil

Humberto Elias Garcia Lopes

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais/Brasil
Professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/Brasil

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Publicado

2011-09-27

Como Citar

Fernandes, J. C. S. O., Teixeira, D. J., & Lopes, H. E. G. (2011). A satisfação do cliente como fator estratégico em uma escola de idiomas DOI 10.5752/P.1984-6606.2011v11n26p110. Revista Economia & Gestão, 11(26), 110–128. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2011v11n26p110