Escritório de Gerenciamento de Projetos: aspectos influenciadores de sua virtualização DOI 10.5752/P.1984-6606.2011v11n27p184
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2011v11n27p184Resumo
O presente artigo apresenta um modelo de análise dos aspectos influenciadores para virtualização de um Escritório de Gerenciamento de Projetos (Project Management Office - PMO). Para desenvolver esse modelo, foi realizada uma revisão bibliográfica que possibilitou um conhecimento sobre o estado da arte nos tópicos abordados, situação atual e principais trabalhos já realizados. Em seguida foi feita uma pesquisa sobre a percepção desses fatores de profissionais em gerenciamento de projetos filiados a dois dos principais fóruns eletrônicos em gestão de projetos no Brasil. O modelo que emergiu foi avaliado em uma segunda pesquisa de campo. Os resultados demonstraram que a percepção do grau de maturidade da metodologia não exerce uma influência direta sobre o estado potencial para virtualização do PMO, mas sim indireta, por meio da percepção da contribuição da estrutura organizacional para a gestão dos projetos. O modelo obtido mostrou-se ajustado aos dados empíricos, apresentando escalas com validade convergente e construtos testados quanto à confiabilidade.