Postura metodológica indutiva e dedutiva na produção científica dos estudos em administração e organizações: uma análise de suas limitações e possibilidades DOI - 10.5752/P.1984-6606.2012v12n30p4
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https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2012v12n30p4Parole chiave:
Postura metodológica, Metodologia indutiva, Metodologia dedutiva, Estudos em administração e organizações.Abstract
Este estudo de natureza teórica tem como objetivo central analisar as possibilidades de aplicação da postura metodológica indutiva e dedutiva na produção científica dos estudos em administração e organizações. Na pesquisa indutiva a teoria geral (ampla) é criada (inferida) a partir de situações particulares enquanto que na pesquisa dedutiva as situações particulares são deduzidas a partir da teoria geral (ampla). Entretanto, diversos autores defendem que, ao longo dos séculos, tanto a postura metodológica indutiva quanto a dedutiva isoladamente se mostraram insuficientes para a sustentação de um projeto científico. Como alternativa, Popper elaborou uma combinação de ambas as metodologias para dar sustentação à ciência. A união destes dois métodos possibilitou a criação do método hipotético-dedutivo. Este trabalho propõe que os estudos em administração e organizações sejam pautados sob as orientações da postura metodológica dedutiva ou a hipotético-dedutiva (triangulação entre indução e dedução), por serem estas mais adequadas à natureza e realidade das ciências sociais (área em que se situam os estudos administrativos e organizacionais). Ao seguir uma destas vertentes metodológicas, haveria um maior rigor e sustentação epistemológico/metodológico nas pesquisas deste campo do conhecimento.