Adoção e continuidade de uso do canal online para compras DOI – 10.5752/P.1984-6606.2013v13n31p5

Autores

  • Sandra Sayuri Yamashita Nakagawa Banco Central do Brasil
  • Maria Aparecida Gouvêa FEA/USP
  • Braulio Oliveira PPGA - FEI

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2013v13n31p5

Palavras-chave:

comportamento do consumidor, segmentação de mercado, e-commerce.

Resumo

Este estudo teve por objetivo identificar e caracterizar grupos de consumidores quanto a questões de adoção e manutenção do canal online para compras. Foi realizada uma amostragem casual simples da população residente na cidade de São Paulo, que gerou 172 entrevistados que adquirem esses produtos somente de lojas físicas e 123 que o fazem pelas lojas virtuais ou nos dois ambientes (online e offline). A partir dos escores fatoriais dos constructos de cada modelo teórico, aplicou-se a técnica de análise de conglomerados.  Os compradores exclusivos de lojas físicas foram segmentados por meio dos constructos que influenciam a intenção de adoção da Internet para compras. Os grupos foram mais diferenciados pelos fatores Expectativa de facilidade, Condições facilitadoras e Atitude. No contexto dos compradores adeptos da Internet ou de ambos os canais, os fatores que mais distinguem os segmentos na sua propensão a manter o canal online para compras são Confirmação e Satisfação.

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Biografia do Autor

Sandra Sayuri Yamashita Nakagawa, Banco Central do Brasil

Doutora em Administração pela FEA/USP;

Funcionária de Carreira do Banco Central do Brasil.

Maria Aparecida Gouvêa, FEA/USP

Doutora e LIvre-docente em Administração pela FEA/USP;

Professora do Departamento de Administração da FEA/USP.

Braulio Oliveira, PPGA - FEI

Doutor em Administração pela FEA/USP;

Professor do PPGA FEI.

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Publicado

2013-06-24

Como Citar

Nakagawa, S. S. Y., Gouvêa, M. A., & Oliveira, B. (2013). Adoção e continuidade de uso do canal online para compras DOI – 10.5752/P.1984-6606.2013v13n31p5. Revista Economia & Gestão, 13(31), 5–28. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2013v13n31p5

Edição

Seção

Artigos