Clubes de Futebol x Televisão: como Bourdieu pode contribuir para a virada deste jogo de poder DOI – 10.5752/P.1984-6606.2013v13n32p130

Autores

  • Diego César Terra de Andrade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Pouso Alegre
  • Dênis de Oliveira Universidade Federal de Lavras
  • João Luiz Passador Universidade de São Paulo - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto-SP
  • Mozar José de Brito Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2013v13n32p130

Palavras-chave:

Futebol, Redes Interorganizacionais, Pierre Bourdieu

Resumo

O futebol, esporte mais popular do mundo, possui papel fundamental na sociedade capitalista, aumenta a atenção da mídia, o interesse das pessoas e movimenta trilhões de dólares por ano. Embora haja um cenário favorável em nível mundial, no Brasil, os donos do "produto", os clubes, passam por dificuldades, reflexo de sua posição de inferioridade na rede. Nesse sentido, o presente ensaio teórico possui como objetivo discutir a questão da diminuição do poderio dos clubes de futebol brasileiro dentro da perspectiva de redes interorganizacionais, levando em consideração o contexto histórico e a explicação sociológica de Pierre Bourdieu para o fenômeno. Em uma perspectiva estratégica, pode-se considerar a configuração em “redes horizontais” como um meio para alcançar determinados fins, logrando certos objetivos que dificilmente seriam alcançados de forma individualizada. Embora as motivações econômicas (configuração estrutural de redes) sejam a principal dimensão no que se refere à sua constituição, é necessária uma atenção especial para os processos e para as contingências que determinam as conexões, laços ou vínculos sociais entre os parceiros (configuração funcionalista de redes).

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Biografia do Autor

Diego César Terra de Andrade, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Pouso Alegre

Mestre em Administração - Universidade Federal de Lavras (2011), MBA em Hotelaria - Universidade Federal de Juiz de Fora/SENAC (2006 - 770h) e Graduado em Administração - Universidade Federal de Lavras (2005); Atualmente Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, em regime de Dedicação Exclusiva, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais; Foi professor em cursos de Pós-Graduação, Extensão, Graduação, Tecnológico, Técnico e de Formação Profissional, com experiência também em EAD; Vivência no setor público, no setor privado (empresa de grande porte - mais de 500 funcionários) e como consultor em implantação de negócio; O foco teórico das pesquisas, orientações e extensão está fundamentado nas abordagens da teoria das organizações, gestão pública, gestão social e teorias da ação coletiva; Membro dos grupos de pesquisa: Núcleo de Estudos Organizacionais (NEORG), Núcleo de Estudos em Administração Pública e Gestão Social (NEAPEGS) e Grupo de Pesquisa em Educação (GPEduc).

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Publicado

2013-11-01

Como Citar

Andrade, D. C. T. de, Oliveira, D. de, Passador, J. L., & Brito, M. J. de. (2013). Clubes de Futebol x Televisão: como Bourdieu pode contribuir para a virada deste jogo de poder DOI – 10.5752/P.1984-6606.2013v13n32p130. Revista Economia & Gestão, 13(32), 130–147. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2013v13n32p130

Edição

Seção

Artigos