Fenonomia e Isonomia no Contexto da Modernidade: Possibilidades de um Novo Modelo Social para as Organizações DOI – 10.5752/P.1984-6606.2013v13n32p87

Autores

  • Marcio Jacometti Doutorando pela Universidade Federal do Paraná e Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Campus Cornélio Procópio
  • Belmiro Valverde Jobim Castor Professor Doutor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Daniel Moraes Pinheiro Doutorando pela Universidade Federal de Santa Catarina
  • João Pereira de Castilho Filho Doutorando pela Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2013v13n32p87

Palavras-chave:

Fenonomia, Isonomia, Organizações de Economia Social, Homem Parentético

Resumo

Este trabalho lida com duas categorias centrais da Teoria da Delimitação dos Sistemas Sociais proposta por Ramos (1989): as fenonomias e as isonomias. Juntas, elas estabelecem o chamado paradigma paraeconômico da organização social. Ao caracterizar estes dois modelos, o artigo revisa seus conceitos fundamentais para explicar as causas e consequências da combinação destas categorias como alternativa ao modelo econômico moderno fundado na racionalidade formal. A partir da lógica inerente à racionalidade substantiva, o texto propõe estudos sobre como as organizações de setores diferenciados adotam ou não princípios da fenonomia e isonomia em suas práticas, motivadas por pressões ambientalistas e sociais. Pela noção de homem parentético, sugere-se que, além do conflito entre modelos na estrutura social, existe também o conflito ao nível do indivíduo que se submete ao modelo de homem econômico, abrindo mão da realização pessoal. De modo reativo a essa realidade, observa-se o surgimento de muitas organizações que se baseiam em valores distintos dos da racionalidade instrumental como é o caso das organizações de economia social. Contudo, é necessário investigar estas questões para se compreender até que ponto essa combinação é realmente um modelo social que está sendo adotado em alguns setores da economia.

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Biografia do Autor

Marcio Jacometti, Doutorando pela Universidade Federal do Paraná e Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Campus Cornélio Procópio

Licenciado em Ciências com Habilitação em Física e Matemática pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Cornélio Procópio (1995) e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2002). Atualmente é doutorando em Administração pela UFPR, área de concentração de Estratégia e Análise Organizacional. Foi Presidente da Rede Paranaense de Incubadoras e Parques Tecnológicos de 2008 a 2009, Coordenador do Programa de Empreendedorismo e Inovação de 2002 a 2010 e professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da UTFPR, Campus Cornélio Procópio, desde 1996. Como experiência anterior, foi funcionário do Banco do Brasil de 1988 a 1997, tendo atuado com formação de recursos humanos na área de Qualidade e Metodológica, atendimento ao público e gerência de equipe. Desenvolve trabalhos na área de Administração, realizando pesquisas e ministrando capacitações nos seguintes temas: teoria institucional, empreendedorismo, incubadoras de empresas, estratégias, estudos organizacionais, qualidade total e gestão educacional.

Belmiro Valverde Jobim Castor, Professor Doutor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1964), mestrado em Public Administration - University of Southern California (1980) e doutorado em Administração Pública - University of Southern California (1982). Atualmente é Professor do Corpo Permanente do Programa de Pós Graduação em Administração da PUC-PR e Professor Colaborador da Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus. Tem experiência tanto na área da administração pública como privada , com ênfase em Administração Estratégica e Administração Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: internacionalização, políticas de desenvolvimento e estratégias empresariais

Daniel Moraes Pinheiro, Doutorando pela Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000) e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2003). Doutorando em Administração na Universidade Federal de Santa Catarina (desde 2008). Atualmente é professor do Departamento de Administração Pública da ESAG/UDESC, pesquisador no Núcleo ORD/UFSC e membro pesquisador do Centro Internacional de Pesquisa e Informação em Economia Pública Social e Cooperativa (CIRIEC - Brasil). Atua com consultoria nas seguintes áreas: Responsabilidade Social Empresarial; Pesquisa e Mapeamento de Comunidades; Licença Social e Gestão de Relacionamentos entre empresas e sua cadeia de valor; Planejamento de Pesquisa e Análise de Indicadores Sociais. Na área acadêmica, pesquisa os temas: Meio Ambiente, Gestão Ambiental e EcoEficiência, Desenvolvimento Sustentável, Economia Social e Estudos do Campo e Produção do Conhecimento em Administração.

João Pereira de Castilho Filho, Doutorando pela Universidade Federal do Paraná

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Paraná (1994), especialização em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1998) e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2002). Atualmente é doutorando em Administração pela UFPR. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: OPM, Varejo, Shopping Centers, Inovação, Cultura Organizacional e Marketing Interno.

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Publicado

2013-11-01

Como Citar

Jacometti, M., Castor, B. V. J., Pinheiro, D. M., & Castilho Filho, J. P. de. (2013). Fenonomia e Isonomia no Contexto da Modernidade: Possibilidades de um Novo Modelo Social para as Organizações DOI – 10.5752/P.1984-6606.2013v13n32p87. Revista Economia & Gestão, 13(32), 87–106. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2013v13n32p87

Edição

Seção

Artigos