Antecedentes da retenção de clientes no contexto de uma instituição de ensino superior DOI – 10.5752/P.1984-6606.2013v13n33p5

Autores

  • Luciene Eberle Universidade de caxias do Sul
  • Gabriel Sperandio Milan Universidade de Caxias do Sul
  • Maria Emilia Camargo Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2013v13n33p5

Palavras-chave:

Satisfação de clientes, Qualidade percebida, Confiança, Retenção de clientes, Serviços educacionais.

Resumo

Empresas prestadoras de serviços de sucesso direcionam suas estratégias para os clientes, visando à manutenção e à ampliação das trocas relacionais, tendo a retenção de clientes como o principal foco. Sendo assim, para o desenvolvimento deste estudo, foi realizada a adaptação de um Modelo Teórico com base no estudo desenvolvido por Hennig-Thurau e Klee (1997), considerando os construtos Satisfação de Clientes, Qualidade Percebida e Confiança como antecedente da Retenção de Clientes. Para tanto, foi implementada uma survey aplicada no contexto de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Para análise dos dados, foi empregada a Modelagem de Equações Estruturais (MME). Os resultados da pesquisa comprovam que a Satisfação de Clientes, a Qualidade Percebida e a Confiança (no provedor de serviços) são vitais para o estímulo à Retenção de Clientes.

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Biografia do Autor

Luciene Eberle, Universidade de caxias do Sul

Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul e Doutoranda em Administração pela Universidade de Caxias do Sul / Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (curso em associação ampla).

Professora e pesquisadora da Universidade de Caxias do Sul.

Gabriel Sperandio Milan, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Engenharia de Produção na área de Sistemas da Qualidade pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Professor e pesquisador da Universidade de Caxias do Sul.

Consultor de empresas nas áreas de estratégia e mercado.

Maria Emilia Camargo, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Professora, pesquisadora e coordenadora do PPGA da Universidade de Caxias do Sul.

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Publicado

2013-12-18

Como Citar

Eberle, L., Milan, G. S., & Camargo, M. E. (2013). Antecedentes da retenção de clientes no contexto de uma instituição de ensino superior DOI – 10.5752/P.1984-6606.2013v13n33p5. Revista Economia & Gestão, 13(33), 5–27. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2013v13n33p5

Edição

Seção

Artigos