INFLUÊNCIA DA TEORIA DE AGÊNCIA NA ALAVANCAGEM DAS EMPRESAS BRASILEIRAS DOI – 10.5752/P.1984-6606.2014v14n35p182

Autores/as

  • Luis Renato Junqueira Doutorando do CEPEAD - FACE - UFMG e Professor da PUC Minas
  • Carlos Henrique Soares
  • Maytê Cabral Mesquita Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Luiz Alberto Bertucci Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2014v14n35p182

Palabras clave:

Teoria de agência. Governança Corporativa. Estrutura de capital. Alavancagem

Resumen

Esta pesquisa buscou avaliar se a adesão às práticas de Governança Corporativa, em qualquer um dos níveis estabelecidos pela BM&FBovespa, reduz os conflitos de agência e, consequentemente, impacta no endividamento das empresas brasileiras de capital aberto. Para compor o modelo, foram adicionados outros fatores como lucratividade, tamanho e depreciação, uma vez que estes, teoricamente, também influenciam no volume de capital de terceiros das corporações. Os dados foram coletados por meio das demonstrações contábeis de 44 empresas que compõem o Índice Bovespa e dispostos no formato em painel, e o período analisado compreende os anos de 2004 a 2011. Foram testados três modelos: o de Estimador Comum, o de Efeitos Fixos e o de Efeitos Aleatórios, sendo este último o mais adequado, de acordo com os testes estatísticos realizados. No que tange à variável de Governança Corporativa, foi encontrada uma relação negativa, estatisticamente significativa, com o endividamento das empresas, confirmando a hipótese inicial. A Lucratividade também apresentou um resultado coerente com a teoria analisada indicando que corporações com maior lucratividade possuem menor volume de endividamento, por já suprir sua necessidade de caixa. Já as variáveis Tamanho e Depreciação não apresentaram resultados estatisticamente significativos e, portanto, não foram realizadas conclusões mais detalhadas.

 

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Biografía del autor/a

Luis Renato Junqueira, Doutorando do CEPEAD - FACE - UFMG e Professor da PUC Minas

Doutorando em Administração do Centro de Pesquisas em Administração - CEPEAD da FACE - UFMG e Professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Luiz Alberto Bertucci, Universidade Federal de Minas Gerais

Docente do Centro de Pesquisas em Admininstração - CEPEAD da FACE - UFMG

Publicado

2014-08-19

Cómo citar

Junqueira, L. R., Soares, C. H., Mesquita, M. C., & Bertucci, L. A. (2014). INFLUÊNCIA DA TEORIA DE AGÊNCIA NA ALAVANCAGEM DAS EMPRESAS BRASILEIRAS DOI – 10.5752/P.1984-6606.2014v14n35p182. Revista Economia & Gestão, 14(35), 182–209. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2014v14n35p182