FATORES DE ESTÍMULO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS MINEIRAS DE MANUFATURADOS DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n39p23

Autores

  • Luiz Carlos Honório Faculdade Novos Horizontes

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2015v15n39p23

Palavras-chave:

Internacionalização, motivação internacional, empreendedorismo internacional

Resumo

Este artigo, realizado por meio de um survey, tem por objetivos descrever as características atuais da internacionalização de empresas mineiras vinculadas ao setor de manufatura, identificar os tipos de estímulos que impulsionam as atividades internacionais das empresas participantes do estudo e revelar a estrutura subjacente aos aspectos que direcionaram os seus negócios internacionais. Os resultados encontrados evidenciam que as empresas estudadas são mais significativamente estimuladas a realizar negócios internacionais pela oportunidade de obter lucro e crescimento com as atividades no exterior, pela perspectiva de acesso a novas fontes de recursos e por aspectos de ordem gerencial em termos de interesse pelos negócios internacionais e de aquisição de conhecimento. Estímulos associados à dependência do mercado doméstico e aos riscos a ele pertinentes também foram apontados como impulsionadores importantes. Três fatores extraídos pela análise fatorial revelam a estrutura que caracteriza os principais estimuladores dos negócios internacionais das empresas pesquisadas, denominados no estudo pelos nomes de pressão no mercado doméstico, orientação gerencial e orientação para o produto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Honório, Faculdade Novos Horizontes

Professor Titular e Pesquisador

Mestrado Acadêmico em Administração

Downloads

Publicado

2015-07-08

Como Citar

Honório, L. C. (2015). FATORES DE ESTÍMULO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS MINEIRAS DE MANUFATURADOS DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n39p23. Revista Economia & Gestão, 15(39), 23–44. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2015v15n39p23

Edição

Seção

Artigos