“AO ALCANCE DE QUEM?!”: UMA REFLEXÃO SOBRE A DECISÃO DE COMPRA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA SOB A PERSPECTIVA DA ACESSIBILIDADE DOI - 10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p204

Autores

  • Jefferson Oliveira da Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Nelsio Rodrigues de Abreu Universidade Federal da Paraíba
  • Marlusa Gosling Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p204

Palavras-chave:

Marketing e Sociedade. Pessoas com deficiência. Acessibilidade.

Resumo

Por muitos anos as pessoas com deficiência eram relegadas às camadas mais inferiores da sociedade, mas no decorrer dos anos estes indivíduos conquistaram direitos antes inimagináveis; dentre estes, o direito a acessibilidade em qualquer ambiente de consumo, seja privado ou público. No âmbito do turismo, o estudo sobre acessibilidade torna-se de maior relevância, tendo em vista o caráter recreativo e social desempenhado por este setor. Para tanto, nesta pesquisa, observa-se as percepções que os consumidores com deficiência física possuem no tocante às ações de acessibilidade ofertadas pelos equipamentos hoteleiros. Com uma abordagem qualitativa e utilizando-se de entrevistas semiestruturadas, foram realizadas quinze entrevistas com pessoas com deficiência física (PcDs) e consumidoras de alguma experiência turística/hoteleira nos últimos 12 meses, o que possibilitou inferir que ainda há um grande déficit na acessibilidade em meios hoteleiros e que a escolha por um serviço turístico, por parte dos PcDs, deve-se prioritariamente a inclusão realizada pela organização.

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Biografia do Autor

Jefferson Oliveira da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Administração - CEPEAD/UFMG. Mestre em Administração - PPGA/UFPB. Bacharel em Hotelaria - UFPB

Nelsio Rodrigues de Abreu, Universidade Federal da Paraíba

Professor do Programa de Pós Graduação em Administração da UFPB. Doutor em Administração pela UFLA. Mestre em Administração pela UFAL. Bacharel em Administração pela UFV

Marlusa Gosling, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professora do Centro de Pós Graduação e Pesquisas em Administração da UFMG. Doutora em Administração pela UFMG. Mestre em Administração pela UFMG. Bacharel em Ciência da Computação-UFMG.

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Publicado

2015-10-21

Edição

Seção

Artigos