A INFLUÊNCIA DOS PRODUTOS TÊXTEIS TRANSFORMADOS PELO PROCESSO DE LOGÍSTICA REVERSA SOBRE A ATITUDE DE COMPRA DO CONSUMIDOR

Autores

  • Andréia Fabiana Nascimento Escola Superior de Admiinistração e Gestão (ESAGS - Certificada FGV)
  • Bruna Bezerra Gutierrez Garcia Escola Superior de Admiinistração e Gestão (ESAGS - Certificada FGV)
  • Carolina Amaral Salles Escola Superior de Admiinistração e Gestão (ESAGS - Certificada FGV)
  • Evilene Rocha Belo Escola Superior de Admiinistração e Gestão (ESAGS - Certificada FGV)
  • Tairiny Rodrigues de Haro Escola Superior de Admiinistração e Gestão (ESAGS - Certificada FGV)
  • Thais Akemi Takara Escola Superior de Admiinistração e Gestão (ESAGS - Certificada FGV)
  • Giuliana Isabella Universidade de São Paulo - FEA/USP

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2016v16n42p195

Palavras-chave:

Logística Reversa. Sustentabilidade. Comportamento do Consumidor.

Resumo

A logística reversa surgiu diante da necessidade de prolongar-se a utilização da matéria-prima e reduzir os impactos ambientais negativos. Esse instrumento de gestão permite a redução de perdas e resíduos de matéria-prima de uma empresa e torna possível o desenvolvimento de novos produtos criando novos ciclos de vidas para eles. Um dos setores que gera grande desperdício, e que possibilita a logística reversa, é o setor de confecções têxteis. Tendo em vista que há muitas perdas da matéria-prima sob a forma de retalhos, aparas e peças rejeitadas, mas que ao mesmo tempo permite a produção de novos produtos como, por exemplo, o artesanato. Neste contexto, o presente trabalho avalia por meio de um experimento se há influência dos produtos têxteis transformados pelo processo de logística reversa na atitude dos consumidores. A atitude do consumidor foi verificada perante a apresentação de tecidos ecologicamente correto com a devida informação de que o produto era ecológico; tecido ecologicamente correto sem informação e tecido normal e não ecológico. O experimento demonstrou que há uma influência positiva do jeans reciclado na atitude de compra do consumidor com informação e sem informação, comparado ao jeans normal. Discussões gerenciais e teóricas são apresentadas.

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Biografia do Autor

Andréia Fabiana Nascimento, Escola Superior de Admiinistração e Gestão (ESAGS - Certificada FGV)

Graduada em Administração de Empresas para Escola Superior de Administração e Gestão (ESAGS/STRONG) - Certificada FGV

Bruna Bezerra Gutierrez Garcia, Escola Superior de Admiinistração e Gestão (ESAGS - Certificada FGV)

Graduada em Administração de Empresas para Escola Superior de Administração e Gestão (ESAGS/STRONG) - Certificada FGV

Carolina Amaral Salles, Escola Superior de Admiinistração e Gestão (ESAGS - Certificada FGV)

Graduada em Administração de Empresas para Escola Superior de Administração e Gestão (ESAGS/STRONG) - Certificada FGV

Evilene Rocha Belo, Escola Superior de Admiinistração e Gestão (ESAGS - Certificada FGV)

Graduada em Administração de Empresas para Escola Superior de Administração e Gestão (ESAGS/STRONG) - Certificada FGV

Tairiny Rodrigues de Haro, Escola Superior de Admiinistração e Gestão (ESAGS - Certificada FGV)

Graduada em Administração de Empresas para Escola Superior de Administração e Gestão (ESAGS/STRONG) - Certificada FGV

Thais Akemi Takara, Escola Superior de Admiinistração e Gestão (ESAGS - Certificada FGV)

Graduada em Administração de Empresas para Escola Superior de Administração e Gestão (ESAGS/STRONG) - Certificada FGV

Giuliana Isabella, Universidade de São Paulo - FEA/USP

Mestre com Honras em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - Enfasê em Marketing - Comportamento do Consumidor. Cursou um semestre do Mestrado em Indiana University (EUA). Doutoranda em Administração de Empresas Enfasê em Marketing pela Universidade de São Paulo, bolsista CAPES.

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Publicado

2016-04-14

Como Citar

Nascimento, A. F., Garcia, B. B. G., Salles, C. A., Belo, E. R., Haro, T. R. de, Takara, T. A., & Isabella, G. (2016). A INFLUÊNCIA DOS PRODUTOS TÊXTEIS TRANSFORMADOS PELO PROCESSO DE LOGÍSTICA REVERSA SOBRE A ATITUDE DE COMPRA DO CONSUMIDOR. Revista Economia & Gestão, 16(42), 195–217. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2016v16n42p195

Edição

Seção

Artigos