O PROFESSOR-GESTOR E AS POLÍTICAS INSTITUCIONAIS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR PARA A GESTÃO UNIVERSITÁRIA

Autores

  • Milka Alves Correia Barbosa
  • José Ricardo Costa Mendonça

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2016v16n42p61

Palavras-chave:

professor-gestor, políticas institucionais, gestão universitária.

Resumo

Este ensaio teórico discute sobre as políticas institucionais voltadas a formação de professores de ensino superior para a gestão universitária. As Instituições de Ensino Superior (IES) têm sido gerenciadas por professores sem formação apropriada para conduzir esse tipo de instituição. Apesar dos professores-gestores desempenharem papeis-chave, reconhece-se uma lacuna de políticas institucionais voltadas à formação de competências gerenciais desses atores. Dentre aspectos que reforçam a lacuna de políticas institucionais para formação de professores para gestão universitária, destacam-se a organização da carreira docente; o destaque dado pela pós-graduação stricto senso à formação de competências de pesquisa dos professores de ensino superior e a falta de consenso sobre quais dimensões são importantes ou aquelas que deveriam ser priorizadas. Longe de esgotar as discussões, nossa contribuição buscou reafirmar o entendimento de que, preparar professores de ensino superior necessariamente perpassa pelo desenvolvimento de competências gerenciais esperadas deles no papel de professor-gestor.

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Publicado

2016-04-14

Como Citar

Barbosa, M. A. C., & Mendonça, J. R. C. (2016). O PROFESSOR-GESTOR E AS POLÍTICAS INSTITUCIONAIS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR PARA A GESTÃO UNIVERSITÁRIA. Revista Economia & Gestão, 16(42), 61–88. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2016v16n42p61

Edição

Seção

Artigos