AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE USO DAS TICS EM ESCOLAS BRASILEIRAS: UMA EXPLORAÇÃO DOS DADOS DA PESQUISA “TIC EDUCAÇÃO”

Auteurs-es

  • Raphael Albino Universidade de São Paulo
  • Cesar Alexandre de Souza Universidade de São Paulo

DOI :

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2016v16n43p101

Mots-clés :

Tecnologia de Informação e Comunicação, Tecnologias na Educação, Gestão Escolar, Uso das TICs, Modelagem de Equações Estruturais.

Résumé

No contexto do ensino, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) assumem importante papel como apoio pedagógico para auxiliar na melhoria da estrutura básica da educação. A incorporação das TICs nas escolas contribui para expandir o acesso à informação atualizada e, principalmente, para promover a criação de comunidades colaborativas de aprendizagem que privilegiam a construção do conhecimento, a comunicação, a formação continuada e a gestão articulada entre as áreas administrativa, pedagógica e informacional da escola. No Brasil, é possível observar a existência de propostas de incentivo ao uso das tecnologias digitais na educação, no entanto, é importante salientar que a ênfase das discussões recai sobre a disponibilidade de hardware e software nas escolas. Este estudo tem por objetivo avaliar o nível de uso das TICs em escolas brasileiras. Para isso, foi proposto e construído um índice que demonstrou a existência de diferenças quanto ao nível de uso das escolas investigadas à luz da perspectiva regional e administrativa. Foram utilizados os microdados de da pesquisa “TIC Educação”, realizada periodicamente pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), com dados de escolas públicas e privadas em todas as regiões do país. Entre os resultados estão o desenvolvimento do índice de uso das TICs pelas escolas e a classificação dos estabelecimentos de ensino de acordo com seu nível de uso.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Raphael Albino, Universidade de São Paulo

Mestre em Administração (FEA/USP)

Cesar Alexandre de Souza, Universidade de São Paulo

Professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidde da Universidade de São Paulo (FEA/USP)

Mestre e Doutor em Adminstração pela FEA/USP

Engenheiro de Produção pela FEA/USP

Téléchargements

Publié-e

2016-08-08

Comment citer

Albino, R., & Souza, C. A. de. (2016). AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE USO DAS TICS EM ESCOLAS BRASILEIRAS: UMA EXPLORAÇÃO DOS DADOS DA PESQUISA “TIC EDUCAÇÃO”. Revista Economia & Gestão, 16(43), 101–125. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2016v16n43p101

Numéro

Rubrique

Artigos