PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES: UM NOVO PARADIGMA PARA A GESTÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2016v16n44p109Palavras-chave:
Planejamento Estratégico Situacional. Planejamento Estratégico. Micro e Pequenas Empresas. EmpreendedorismoResumo
Este estudo teve como objetivo avaliar a contribuição dos momentos do Planejamento Estratégico Situacional (PES) na gestão de Micro e Pequenas Empresas em busca de uma alternativa prática, simples e eficiente para a formulação da estratégia. Para isso, realizou-se um estudo de caso comparativo em Micro e Pequenas Empresas das áreas Indústria, Serviços e Comércio da cidade de Itapeva, SP. Para a análise dos dados, foi criado e aplicado um método próprio, denominado Análise Estratégica Tridimensional, que considerou a participação, utilidade e importância dos métodos de Planejamento Estratégico estudados. Os resultados demonstram que os momentos do Planejamento Estratégico Situacional apresentam diversos aspectos que contribuem com a gestão das Micro e Pequenas Empresas e apresenta um construto teórico e prático para a avaliação da prática estratégica.