PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES: UM NOVO PARADIGMA PARA A GESTÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Autores

  • Jorge Luiz Knupp Rodrigues Universidade de Taubaté
  • Oderlei Ferreira dos Santos Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2016v16n44p109

Palavras-chave:

Planejamento Estratégico Situacional. Planejamento Estratégico. Micro e Pequenas Empresas. Empreendedorismo

Resumo

Este estudo teve como objetivo avaliar a contribuição dos  momentos do Planejamento Estratégico Situacional (PES) na gestão de Micro e Pequenas Empresas em busca de uma alternativa prática, simples e eficiente para a formulação da estratégia. Para isso, realizou-se um estudo de caso comparativo em Micro e Pequenas Empresas das áreas Indústria, Serviços e Comércio da cidade de Itapeva, SP. Para a análise dos dados, foi criado e aplicado um método próprio, denominado Análise Estratégica Tridimensional, que considerou a participação, utilidade e importância dos métodos de Planejamento Estratégico estudados. Os resultados demonstram que os momentos do Planejamento Estratégico Situacional apresentam diversos aspectos que contribuem com a gestão das Micro e Pequenas Empresas e apresenta um construto teórico e prático para a avaliação da prática estratégica. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Luiz Knupp Rodrigues, Universidade de Taubaté

Professor Doutor Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté.

Oderlei Ferreira dos Santos, Universidade de Taubaté

Administrador e Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté

Downloads

Publicado

2016-12-19

Como Citar

Rodrigues, J. L. K., & Santos, O. F. dos. (2016). PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES: UM NOVO PARADIGMA PARA A GESTÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Revista Economia & Gestão, 16(44), 109–141. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2016v16n44p109

Edição

Seção

Artigos