REVISANDO E APROXIMANDO ORIENTAÇÃO EMPREENDEDORA E MOBILIDADE EMPRESARIAL
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2016v16n44p142Palavras-chave:
Tecnologias de Informação Móveis. Tecnologias Móveis. Orientação Empreendedora. Empreendedorismo. Mobilidade EmpresarialResumo
Diversos autores vêm salientando a preocupação das organizações com a adoção de estratégias corporativas orientadas ao empreendedorismo, projetando luzes para como aspectos do ambiente podem influencia-la. Uma de suas possíveis extensões, a associada às tecnologias de informação móveis (TIMs), contudo, parece ainda hoje inexplorada pela literatura. Este artigo, de natureza teórico-conceitual, insere-se justamente neste contexto. Adotando como base as cinco dimensões da orientação empreendedora (OE) – inovatividade, proatividade, assunção a riscos, autonomia e agressividade competitiva –, este artigo busca identificar as relações conceituais entre OE e a mobilidade empresarial, decorrente do uso de TIMs. Desenvolveu-se um estudo exploratório de abordagem teórico-conceitual, baseado em pesquisa bibliográfica. Como resultado obteve-se um quadro que apresenta reflexões acerca de possíveis efeitos da mobilidade sobre as dimensões da OE. Adicionalmente, são sintetizados os elementos da OE que podem ser utilizados como base para a realização de estudos empíricos, bem como são feitas proposições de pesquisas.