SATISFAÇÃO NO TRABALHO DOS BANCÁRIOS E SEUS FATORES DETERMINANTES – UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Rosangela Correa Mestranda em Enfermagem da EERP - USP - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, São Paulo.
  • Silvia Helena Henriques Camelo EERP USP - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.
  • Laura Andrian Leal EERP USP - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2017v17n47p65

Palavras-chave:

Satisfação no emprego. Condições de trabalho. Administração financeira. Ambiente de trabalho. Setor público.

Resumo

O estudo teve o objetivo de identificar a presença de satisfação no trabalho dos profissionais do setor bancário e o papel da gerência dos serviços. Trata-se de uma revisão integrativa e a coleta de dados foi realizada em quatro bases eletrônicas, nos anos de 2015 e 2016. Foram selecionados 21 artigos publicados no período de 2010 a 2016. Os resultados mostraram índices diferenciados de satisfação no trabalho dos profissionais do setor bancário. Dentre os fatores positivos que podem interferir nessa satisfação estão: liderança participativa, ambiente de trabalho saudável e de aprendizagem, treinamento, comprometimento organizacional, entre outros. Conclui-se que os resultados deste estudo possam contribuir para a reflexão dos profissionais das instituições financeiras, bem como gestores da área de saúde do trabalhador, quanto à necessidade de promoção da satisfação no trabalho dos funcionários, considerando que esta pode influenciar potencialmente o ambiente organizacional e trazer consequências para as metas ou resultados esperados pela organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosangela Correa, Mestranda em Enfermagem da EERP - USP - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, São Paulo.

Departamento de Enfermagem Fundamental. Programa saúde do trabalhador - EERP USP

Silvia Helena Henriques Camelo, EERP USP - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

Enfermeira, Professor Doutor do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

Laura Andrian Leal, EERP USP - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

Mestranda da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-01-18

Como Citar

Correa, R., Camelo, S. H. H., & Leal, L. A. (2018). SATISFAÇÃO NO TRABALHO DOS BANCÁRIOS E SEUS FATORES DETERMINANTES – UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Economia & Gestão, 17(47), 65–84. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2017v17n47p65

Edição

Seção

Artigos