As "drogas", seus usos e abusos no ambiente escolar

Authors

  • Marcos Veríssimo UFF

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2595-7716.2018v1n1p76-98

Keywords:

Escola, Etnografia, Medicalização, Processos Educativos

Abstract

O objetivo deste trabalho é propor uma reflexão sobre usos abusivos e não abusivos de um rol de produtos classificáveis em uma chave ampla como "drogas", lícitas ou ilícitas, não somente no interior da escola, como também consumos que ocorrem fora dela. Com isso, práticas envolvendo a totalidade dos atores que interagem no ambiente escolar ocorrem marcadas pelo consumo de substâncias que alteram as formas de percepção e o funcionamento dos organismos. Boa parte dos processos escolares e educativos ocorre com os atores envolvidos sob a influência de "drogas". Em alguns casos, estimulantes podem auxiliar profissionais cansados ou com sono em suas jornadas de trabalho Em outros, contribuem para melhorar o desempenho de estudantes. Por outro lado, a relação abusiva com "drogas" (sejam estas classificadas como remédio ou não) pode levar vários desses atores a ter problemas no desempenho de suas ações, na execução do que deles se espera. A base empírica para esta reflexão passa pela experiência profissional do autor como docente em escolas da rede pública estadual na chamada “região metropolitana do Rio de Janeiro”. A base metodológica é a etnografia. Ao descrever e interpretar eventos e situações vivenciados neste contexto espera-se contribuir para a produção de um conhecimento que articule o chamado "problema das drogas", as práticas de medicalização e os processos educativos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Marcos Veríssimo, UFF

Doutor em antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense. Pesquisador associado ao Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-InEAC), da Universidade Federal Fluminense. Professor de Sociologia e Filosofia na Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro.

References

ASCOLANI, Pablo. Uso terapéutico y yoxicología del Cannabis. In: ASCOLANI, Pablo (org.), Marihuana en Argentina: historia, rendimento, usos industriales y terapéuticos de la cannabis sativa. Rosario: Edição do Autor.

BEAUCHESNE, Line. Legalizar as drogas: para melhor prevenir os abusos. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2015.

BOITEUX, Luciana et. alii. Tráfico de Drogas e Constituição (relatório de pesquisa). Brasília: Ministério da Justiça – série “Pensando o Direito”, 2009.

COELHO, Eleonora B. Psicofarmaco e smart drug: metilfenidrato e performance. In: LABATE, Beatriz C. et. alii. Drogas, políticas públicas e consumidores. São Paulo: Mercado de Letras, 2016.

FIGUEIREDO, Emilio; POLICARPO, Frederico; VERISSIMO, Marcos. A “fumaça do bom direito”: demandas pelo acesso legal à maconha na cidade do Rio de Janeiro. In: Plataforma Brasileira de Políticas de Drogas. Revista Platô: Drogas & Cultura. Volume 1 – Número 1, 2017.

GARCIA, Angela Maria. E o Verbo (re)fez o homem. Niterói: Intertexto, 2004.

GRILLO, Carolina; POLICARPO, Frederico; VERÍSSIMO, Marcos. A Dura e o Desenrolo: efeitos práticos da Nova Lei de Drogas no Rio de Janeiro. In: Revista de Sociologia e Política – dossiê Crime, Segurança e Instituições Estatais: problemas e perspectivas. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2011.

GUEDES, Simoni L. Jogo de Corpo: um estudo de construção social de trabalhadores. Niterói: EDUFF, 1997.

GUIMARÃES, Maria Eloisa. Escola, Galeras e Narcotráfico. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1998.

KANT DE LIMA, Roberto. Prefácio. In: VERISSIMO, Marcos. Maconheiros, fumons e growers: um estudo comparativo do consumo e do cultivo caseiro de canábis no Rio de Janeiro e Buenos Aires. Rio de Janeiro: Autografia, 2017.

ARTIGOS CIENTÍ FICOS

REVISTA DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS – PUC MINAS – V. 1, N. 1; P. 76 – 98, 2018.

LENOIR, Remi. Objeto Sociológico e Problema Social in: CHAMPAGNE, Patrick et alii. Iniciação à Prática Sociológica. Petrópolis: Vozes, 1998.

MARCUSE, Herbert. Eros e Civilização: uma interpretação filosófica do pensamento de Freud. Rio de Janeiro: LCT, 1999.

NEVES, Delma P. O consumo de bebidas alcoólicas: prescrições sociais. São Paulo: BIB, Número 55, 2003.

RANGEL, Victor. Os cinco sentidos da “cocaína”: saberes, hierarquias e controles sobre o uso e a manipulação do pó entre consumidores e peritos criminais (Tese de Doutorado). Niterói: Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense, 2018.

RODRIGUES, Thiago. Drogas, tráfico, proibição. In: LABATE et. alii. Drogas e Cultura: novas perspectivas. Salvador: EDUFBA, 2008.

SOUZA, Emanuel Luz de.. Sonhos da Diamba, controles do cotidiano: uma história da criminalização da maconha no Brasil republicano. Salvador: EDUFBA, 2015.

VARGAS, Eduardo Viana. Fármacos e outros objetos sociotécnicos: notas para uma genealogia das drogas. In: LABATE et. alii. Drogas e Cultura: novas perspectivas. Salvador: EDUFBA, 2008.

VERISSIMO, Marcos. Batendo de frente na escola: notas etnográficas sobre os processos de construção de subjetividades juvenis entre alunos do ensino médio na rede estadual do Rio de Janeiro. Maceió: Comunicação apresentada na V REA / XIV ABANNE, Julho de 2015.

______ . As “bocas de fumo” e a cidade: notas para uma atualização do conhecimento sobre a regulação do comércio de maconha no Rio de Janeiro. Montevideu: XI Reunião de Antropologia do Mercosul, 2015a.

______ . O “mau aluno” é o futuro “traficante”? Apontamentos antropológicos sobre uma “profecia” nas escolas fluminenses. Revista Teias v. 17 • n. 45 • (abr./jun. - 2016).

______ . A marginalização de “jovens” nas periferias do Rio de Janeiro: notas etnográficas sobre práticas e violências nas escolas públicas fluminenses. Coimbra: IV Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia, 2016 a.

______ . Maconheiros, fumons e growers: um estudo comparativo do consumo e do cultivo caseiro de canábis no Rio de Janeiro e em Buenos Aires. Rio de Janeiro: Autografia, 2017.

VERISSIMO, Marcos; FERREIRA, Jonathan; NUNES, Letícia; RAMALHO, Raquel; RIBEIRO, Lucas. A Escola Pública e seus conflitos: práticas de pesquisa e a produção

ARTIGOS CIENTÍ FICOS

REVISTA DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS – PUC MINAS – V. 1, N. 1; P. 76 – 98, 2018.

do conhecimento em segurança pública no âmbito do ensino médio. Niterói: XI Jornada dos Estudantes do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense, 2017.

Published

2018-10-10

How to Cite

Veríssimo, M. (2018). As "drogas", seus usos e abusos no ambiente escolar. Em Sociedade, 1(1), 76–98. https://doi.org/10.5752/P.2595-7716.2018v1n1p76-98