O uso da maconha como mecanismo de interação dentro do ambiente universitário
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2595-7716.2018v1n1p99-124Keywords:
Maconha, Sociabilidade, UniversidadeAbstract
O artigo a seguir traz apontamentos e reflexões oriundas de uma pesquisa sobre o uso da Maconha feita com estudantes no ambiente universitário da PUC Minas - campus Coração Eucarístico. Para a sua realização utilizamos o método etnográfico, com observação participante e entrevistas com alunos de diferentes cursos de graduação oferecidos no Campus. Priorizamos as informações dos próprios interlocutores em relação à percepção dos mesmos sobre o uso da substância, a influência desse uso na construção dos laços de sociabilidade e, além disso, a relação desse uso com o espaço da universidade. Levando em consideração que a maioria dos estudos relacionados ao uso de substâncias psicoativas é voltada para as consequências negativas da prática, acreditamos ser pertinente a análise de uma situação de uso não problemático, feito por sujeitos socialmente integrados, como no caso de estudantes universitários. Os resultados encontrados nos remetem às diferentes formas de uso, como por exemplo, para facilitar a interação social, sentimento de pertencimento e a construção de identidade.Downloads
References
BARROS, André; PERES, Marta. Proibição da Maconha no Brasil e suas raízes históricas escravocratas. Rio de Janeiro. Revista Periferia, v. 3, n. 2, jul./dez. 2011
BECKER, Howard S. Outsiders, Estudos de Sociologia do Desvio. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2008.
BOTERF, Guy Le. Pesquisa Participante: propostas e reflexões metodológicas, in, Repensando a Pesquisa Participante. 3. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.
CALADO, Vasco Gil. Drogas sintéticas: mundos culturais, música trance e ciberespaço. Lisboa: Edição – Instituto da Droga e da Toxicodependência, 2006.
CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. O Trabalho do Antropólogo: Olhar, Ouvir, escrever. 2. ed. Brasília: Paralelo 15; São Paulo: Editora UNESP, 2000.
ARTIGOS CIENTÍ FICOS
REVISTA DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS – PUC MINAS – V. 1, N. 1; P. 99 – 124, 2018.
CARLINI, Elisaldo Araújo. A história da maconha no Brasil. São Paulo: CEBRID, 2005.
DAYRELL, Juarez. O Jovem como Sujeito Social. Revista Brasileira de Educação, Belo Horizonte, 2003.
GÓMEZ, Joan Pallares. Drogas, Consumo y Culturas juveniles, in, Monografias Humanitas. Uso de drogas y drogodependencias. Barcelona: Fundación Medicina y Humanidades Médicas. 2004.
GONTIES, Bernard. Maconha: uma perspectiva histórica, farmacológica e antropológica. Revista de Humanidades, UFRN, Departamento de História, 2003.
LABATE, Beatriz C. et. al. (Orgs). Drogas e cultura: novas perspectivas. Salvador: EDUFBA, 2008.
MACRAE, Edward. Rodas de fumo: o uso da maconha entre camadas médias / Edward MacRae, Júlio Assis Simões. - Salvador: EDUFBA; UFBA / CETAD, 2000, 2004.
MACRAE, Edward. SIMÕES, Júlio Assis. A subcultura da maconha, seus valores e rituais entre setores socialmente integrados. Publicado em: Baptista, M., Cruz, M. S. e Matias, R.( orgs.) Drogas e Pós-modernidade, Rio de Janeiro, EdUERJ. , 2003. pps. 95-107.
NIVEM, Rodrigo Mac. “Cortina de Fumaça”, Direção: Rodrigo Mac Nivem. Produtora TVA2. Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=L44QDZjKNzY> Acessado em: dez. 2017.
PRADO, Monique F. de M. MOTTA, Yuri J. de P. As práticas de uso da maconha entre maconheiras e maconheiros no estado do Rio de Janeiro: comparações e apontamentos sobre perspectivas em torno do consumo . ABRAMD, 2017.
ROMERA, Liana Abrão. Juventude, lazer e uso abusivo de álcool. 2008. Faculdade de Educação Física. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.