FEMINISMOS, SEXUALIDADES E ESPAÇOS URBANOS DE RESISTÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2595-7716.2020v3n1p29-46Palavras-chave:
FEMINISMOS, ESPAÇOS DE RESISTÊNCIA, CORPO, CIDADE, SEXUALIDADE, PROSTITUIÇÃOResumo
O presente texto discorre sobre os estereótipos e os papéis formais criados na sociedade em relação às mulheres, elementos interconectados com a propriedade de seu corpo e sexualidade. Os espaços urbanos são repletos de mensagens de um imaginário sexual, enquanto que o sexo ainda é visto, tratado e dialogado como um tabu. Sexualiza-se o corpo das mulheres em vitrines, revistas, propagandas ao mesmo tempo em que se tenta restringi-las a uma esfera privada de pureza e domesticidade. O ensaio tem por marco teórico o feminismo a partir de uma abordagem interseccional, respeitando o empirismo das experiências e vivências humanas. Através da revisão de textos feministas que tratam sobre corpo, identidade, sexualidade e espaços urbanos, compreende-se que o feminismo é plural e necessita constantemente desconstruir os significados patriarcais de ser mulher, reconhecendo as diferentes desigualdades e dialogando com as múltiplas resistências que habitam as cidades.
Downloads
Referências
BEAUVOIR, Simone De. O Segundo Sexo: Volume Único. 1 ed. Brasil: Nova Fronteira, 2009.
BOURDIEU, Pierre. A Dominação Masculina: A condição Feminina e a Violência Simbólica. 15 ed. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 2019.
BUTLER, Judith. Problemas de Gênero: Feminismo e Subversão da Identidade. 8 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.
CARNEIRO, Sueli. Mulheres em Movimento. Estudos Avançados, 17 (49), p. 117-132, 2003.
CYFER, Ingrid. Afinal, O que é uma Mulher? Simone De Beauvoir e “A Questão do Sujeito” na Teoria Crítica Feminista. Lua Nova. São Paulo, 93: 329-341, 2014.
DAVIS, Angela. Mulheres, Raça e Classe. 1 ed. São Paulo: Boitempo, 2016.
DE SOUZA, E. et al. A Construção Social dos Papéis Sexuais Femininos. Psicologia: Reflexão e Crítica. Porto Alegre: vol.13 n.3, 2000. Disponível em:
<http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722000000300016> Acesso em: 12 jan. 2019.
FALÚ. Ana. El Derecho de Las Mujeres a la Ciudad. Espacios Públicos sin Discriminaciones y Violencias. Revista Vivienda y Ciudad. ISSN 2422-670X, Vol. , p. 10-28, 2014.
FEDERICI, Silvia. Calibã e a Bruxa. Mulheres, Corpo e Acumulação Primitiva. 1 ed. São Paulo: Elefante, 2017.
FEDERICI, Silvia. Mulheres e Caça às Bruxas: Da Idade Média aos Dias Atuais. 1 ed. São Paulo: Boitempo, 2019.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade 1: A vontade de saber. 8 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019a. Coleção Biblioteca de Filosofia.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade 2: O uso dos prazeres. 6 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019b. Coleção Biblioteca de Filosofia.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade 3: O cuidado de si. 5 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019c. Coleção Biblioteca de Filosofia.
HIRATA, Helena; KERGOAT, Danièle. Novas configurações da divisão sexual do trabalho. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 132, p. 595 – 609, set./dez. 2007.
HOOKS, Bell. Mulheres Negras: Moldando a Teoria Feminista. Revista Brasileira de Ciência Política, nº16. Brasília, janeiro/abril de 2015, pp. 193-210. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0103-335220151608
JUNO, M. SMITH, M. Revolting Prostitutes: The Fight for Sex Workers’ Rights. London: Verso, 2018.
MACKINNON, Catharine A. Toward a feminist theory of the state. Reprint Edition. Massachusetts, EUA: Harvard University Press, 1991.
PATEMAN, Carole. O Contrato Sexual. 1 ed. Rio De Janeiro: Paz e Terra, 1993.
PRADA, Monique. Putafeminista. São Paulo: Veneta (Coleção Baderna), 2018.
RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Feminismos Plurais. Belo Horizonte: Letramento: Justificando, 2017.
SAFFIOTI, Heleieth. A mulher na sociedade de classes: mito e realidade. Petrópolis: Vozes, 1979, pp. 134-186.
TAVARES, R. B. Práticas sociais de resistência na perspectiva de gênero contra indiferença à diferença: por um planejamento de possibilidades. XVII ENANPUR. Sessão Temática 10: Perspectivas para o Planejamento Urbano e Regional. São Paulo, 2017.
TIBURI, Marcia. Feminismo em Comum: Para todas, todes e todos. 7 ed. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2018.
WEITZER, Ronald (Ed). Sex for Sale: Prostitution, Pornography and The Sex Industry. 2 ed. New York: Routledge, 2010.
WOOLF, Virginia. Selected Works of Virginia Woolf. Londres: Wordsworth Editions Limited, 2005.