PANDEMIA DA COVID-19 E ADOÇÃO DO ENSINO REMOTO:
Dificuldades de alunos de uma universidade privada.
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2595-7716.2021v3n2p60-92Palavras-chave:
Ensino Remoto. Ensino Superior. Dificuldades dos alunos. Pandemia da COVID-19.Resumo
O artigo analisa as dificuldades encontradas pelos alunos de uma instituição de ensino superior (IES) privada confessional, para continuidade do semestre, a partir da adoção de atividades remotas, devido à pandemia da COVID-19. Foram consideradas características dos estudantes assim como dos cursos em que estão matriculados. Os dados são provenientes da avaliação conduzida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da IES. As dificuldades analisadas abordam diferentes aspectos vivenciados no contexto de educação baseada no ensino remoto, durante a crise sanitária, que podem ser resumidas em dois grupos: (i) as de ordem biopsicossocial, incluindo problemas de concentração, de saúde, conciliação das atividades escolares e domésticas e (ii) as de ordem tecnológica, como acesso e funcionamento de equipamentos e dispositivos. O método de análise foi a análise de regressão logística e os principais resultados apontam que dentre as dificuldades de natureza biopsicossocial houve destaque para a dificuldade de concentração, sendo mais reportada entre as mulheres, os alunos mais jovens, os que estudam no horário da tarde ou em período integral. Dentre as dificuldades de ordem tecnológica, observou-se que a falta de conhecimento se relaciona com idade, foi maior em alunos dos cursos das áreas de Ciências Humanas e Ciências Biológicas, menor entre os bolsistas PROUNI/Fies e maior entre aqueles com menor quantidade de horas semanais dedicadas aos estudos.