A Cidade é uma só?:
Fronteiras urbanas e personagens em movimento no cinema de Adirley Queirós
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2595-7716.2023v5n1p24-38Palavras-chave:
Adirley Queirós, Cinema de periferia, Estudos em cidades, EtnografiaResumo
O presente estudo terá como questão central o filme A cidade é uma só?, do cineasta Adirley Queirós, que possui obras fortemente importantes para o cinema dos últimos anos. Este, em suas produções audiovisuais, se propõe a investigar as perspectivas históricas através de representações documentais e de ficção (‘’etnografia de ficção’’), que são caracterizadas pela paisagem e a etnografia de territórios periféricos. Em A cidade é uma só? o cineasta tem como ponto de partida a Campanha de Erradicação de Invasões (CEI) e os seus desdobramentos na vida cotidiana dos moradores da Ceilândia, cidade satélite do Distrito Federal. Isto posto, através de análises tanto do filme como de produções bibliográficas relacionadas ao tema, o artigo buscará dialogar sobre as possíveis contribuições da produção fílmica sobre lugares periféricos realizada por moradores ou coletivos, como a de Adirley Queirós no filme supracitado, para o debate das novas áreas de conhecimento dos estudos em cidades.