Infraestrutura escolar e desempenho dos alunos:
um estudo de caso em escolas públicas da RMBH
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2595-7716.2023v5n2p108-136Palavras-chave:
Infraestrutura escolar, Desempenho escolar, Desigualdades escolares, Indicadores educacionaisResumo
O objetivo deste artigo é investigar a percepção da comunidade escolar sobre a relação entre a infraestrutura escolar e o desempenho dos alunos. Com base em dados secundários, foram selecionadas para o estudo de caso, quatro escolas na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) de nível socioeconômico semelhante e indicadores de infraestrutura com melhores e piores condições. Foram realizadas entrevistas com diretores e professores, além de grupo focal com os alunos. Os resultados evidenciaram que os diretores e professores percebem forte associação entre infraestrutura e desempenho. Apesar de já conhecida na literatura, essa relação ainda é pouco compreendida nas práticas pedagógicas. Portanto, este trabalho contribui com essa compreensão, revelando como o uso dos recursos escolares se converte em vantagens, em termos de aprendizagem.
Downloads
Referências
ALVES, Maria Teresa Gonzaga et al. Desigualdades de aprendizado entre alunos das escolas públicas brasileiras: evidências da Prova Brasil (2007 a 2013). Série Debates Ed, n. 5, 2017. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000260630. Acesso em: 27 set.
2024.
ALVES, Maria Teresa Gonzaga; FRANCO, Creso. A pesquisa em eficácia escolar no Brasil: evidências sobre o efeito das escolas e fatores associados à eficácia escolar. In: BROOKE, Nigel; SOARES, José Francisco (org.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008. p. 482-500.
ALVES, Maria Teresa Gonzaga et al. Índice socioeconômico das escolas de educação básica brasileiras. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 22, n. 84, p. 671-704, jul./set. 2014. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/ensaio/a/5mxhCjNhcVqywzyk79QdfPj/. Acesso em: 27 set. 2024.
ALVES, Maria Tereza Gonzaga et al. Desigualdades de aprendizado entre alunos das escolas públicas brasileiras: evidências da Prova Brasil (2007 a 2013). Relatório de pesquisa. Brasília: UNESCO, 2017.
BARBOSA, Maria Eugénia Ferrão; FERNANDES, Cristiano. A escola brasileira faz diferença? Uma investigação dos efeitos da escola na proficiência em Matemática dos alunos da 4ª série. In: FRANCO, Creso (org.). Promoção, ciclos e avaliação educacional. Porto Alegre: ArtMed, 2001. p.155-172.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.
BROOKE, Nigel; CUNHA, Maria. Amália. Professores dos anos iniciais: perfis em mudança. Belo Horizonte: Ed fino traço, 2012.
BROOKE, Nigel. SOARES, José Francisco. Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
COLEMAN, James et al. Equality of Educational Opportunity. US Government Printing Office. Washington DC. 1966.
DUARTE, Jesús et al. School infrastructure and learning in Latin American elementary education: an analysis based on the Serce. Inter-American Development Bank, 2011.
FRANCO, Creso et al. Qualidade e eqüidade em educação: reconsiderando o significado de "fatores intra-escolares". Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 15, n. 55, p. 277-298, 2007. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/ensaio/a/xmrGSs8Y9Cx8dYTVHtWFwfL/. Acesso em: 27 set. 2024.
FRANCO, Creso; BONAMINO, Alicia. A pesquisa sobre característica de escolas eficazes no Brasil: breve revisão dos principais achados e alguns problemas em aberto. Educação on- line: Revista do Programa de Pós-graduação em Educação, Rio de Janeiro, v. 1, p. 1-13, 2005.Disponivel em: https://educacaoonline.edu.puc- rio.br/index.php/eduonline/article/view/1850/609. Acesso em: 27 set. 2024.
LAHIRE, Bernard. Sucesso Escolar nos Meios Populares: as razões do improvável. Tradução: Ramon Américo Vasques e Sonia Goldfeder. São Paulo: Ática, 1997.
LIBÂNEO, José Carlos et al. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2008.
MARRI, Izabel et al. Infraestrutura escolar e desempenho educacional em Minas Gerais: possíveis associações. Encontro nacional de estudos populacionais, v. 28, 2012. Disponível em: https://files.alapop.org/congreso5/files/pdf/alap_2012_final336.pdf. Acesso em: 27 set.
2024.
MARZOCCHI, Maura; OLIVEIRA, Adalia. Interlocução entre autonomia escolar e desempenho: Quais as analogias possíveis? In: XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA. Anais [...]. Rio de Janeiro: SBS, 2009.
SCHEERENS, Jaap. School effectiveness research and the development of process indicators of school functioning. School Effectiveness and School Improvement, v. 1, n. 1, p. 61-80, 1990. DOI: 10.1080/0924345900010106.
SCHNEIDER, Mark. Do school facilities affect academic outcomes? National Clearinghouse for Educational Facilities (NCEF). Educational Resources Information Center (ERIC). Washington, DC. Department of Education, 2002.
SIMIELLI, Lara Elena Ramos. Equidade e oportunidades educacionais: o acesso a professores no Brasil. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 25, n. 46, 2017.
SOARES, José Francisco. O efeito da escola no desempenho cognitivo de seus alunos. REICE: Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficácia y Cambio em Educación, v.2, n.2, p. 83-104, 2004. DOI: 10.15366/reice2004.2.2.006.
SOARES, José Francisco.; ALVES, Maria Teresa Gonzaga. Desigualdades raciais no sistema brasileiro de educação básica. Educação e Pesquisa, v. 29, p. 147-165, jan./jun. 2003. DOI: 10.1590/s1517-97022003000100011. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/ep/a/JDpHpqdd5J57TxPhXW8mLcg/. Acesso em: 27 set. 2024.
SOARES, Tufi Machado. Modelo de 3 níveis hierárquicos para a proficiência dos alunos de 4ª série avaliados no teste de língua portuguesa do SIMAVE/PROEB-2002. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 29, p. 73-87, 2005. DOI: 10.1590/s1413- 24782005000200007. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/rbedu/a/3f4Z9X6Ty8HLJH66Q7MD8sn/abstract/?lang=pt. Acesso em: 27 set. 2024.
SOARES, José Francisco et al. Determinantes de desempenho dos alunos do ensino básico brasileiro: evidências do SAEB de 1997. In: Franco, Creso (org.). Avaliação, ciclos e promoção na educação. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 121-153.
SOARES NETO, Joaquim José et al. A infraestrutura das escolas públicas brasileiras de pequeno porte. Revista do Serviço Público - RSP, Brasília, v. 64, n. 3, p. 377-391, 2013. DOI: 10.21874/rsp.v64i3.129. Disponível em: https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/129. Acesso em: 27 set. 2024.
SOARES NETO, Joaquim José et al. Uma escala para medir infraestrutura escolar. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 24, n. 54, p. 78-99, jan./abr. 2013.DOI: 10.18222/eae245420131903. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1903. Acesso em: 27 set. 2024.
TEIXEIRA, Roberta Araújo. Espaços, recursos escolares e habilidades de leitura de estudantes da rede pública municipal do Rio de Janeiro: estudo exploratório. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 41, p. 232-390, mai./ago. 2009.DOI: 10.1590/S1413- 24782009000200003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/4q6ZFyzvWZVFx9PkGwYvbPP/abstract/?lang=pt. Acesso em: 27 set. 2024.
UNESCO. Qualidade da infraestrutura das escolas públicas do ensino fundamental no Brasil. Brasília: UNESCO, 2019.
UNESCO. Incheon Declaration. Education 2030: towards inclusive and equitable quality education and lifelong learning for all. Paris, 2015.
YOUNG, Ed et al. Do K-12 school facilities affect education outcomes? A staff information report. Tennessee: The Tennessee Advisory Commission on Intergovernmental Relations – TACIR, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.