Infraestrutura escolar e desempenho dos alunos:
um estudo de caso em escolas públicas da RMBH
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2595-7716.2023v5n2p108-136Palavras-chave:
Infraestrutura escolar, Desempenho escolar, Desigualdades escolares, Indicadores educacionaisResumo
O objetivo deste artigo é investigar a percepção da comunidade escolar sobre a relação entre a infraestrutura escolar e o desempenho dos alunos. Com base em dados secundários, foram selecionadas para o estudo de caso, quatro escolas na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) de nível socioeconômico semelhante e indicadores de infraestrutura com melhores e piores condições. Foram realizadas entrevistas com diretores e professores, além de grupo focal com os alunos. Os resultados evidenciaram que os diretores e professores percebem forte associação entre infraestrutura e desempenho. Apesar de já conhecida na literatura, essa relação ainda é pouco compreendida nas práticas pedagógicas. Portanto, este trabalho contribui com essa compreensão, revelando como o uso dos recursos escolares se converte em vantagens, em termos de aprendizagem.