Infraestrutura escolar e desempenho dos alunos:

um estudo de caso em escolas públicas da RMBH

Autores

  • Cecilia Coutinho de Miranda UFMG
  • Flavia Pereira Xavier

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2595-7716.2023v5n2p108-136

Palavras-chave:

Infraestrutura escolar, Desempenho escolar, Desigualdades escolares, Indicadores educacionais

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar a percepção da comunidade escolar sobre a relação entre a infraestrutura escolar e o desempenho dos alunos. Com base em dados secundários, foram selecionadas para o estudo de caso, quatro escolas na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) de nível socioeconômico semelhante e indicadores de infraestrutura com melhores e piores condições. Foram realizadas entrevistas com diretores e professores, além de grupo focal com os alunos. Os resultados evidenciaram que os diretores e professores percebem forte associação entre infraestrutura e desempenho. Apesar de já conhecida na literatura, essa relação ainda é pouco compreendida nas práticas pedagógicas. Portanto, este trabalho contribui com essa compreensão, revelando como o uso dos recursos escolares se converte em vantagens, em termos de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cecilia Coutinho de Miranda, UFMG

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Programa de Pós - Graduação em Educação, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Flavia Pereira Xavier

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Departamento de Ciências Aplicadas à Educação, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-10-04

Como Citar

Miranda, C. C. de, & Xavier, F. P. . (2024). Infraestrutura escolar e desempenho dos alunos: : um estudo de caso em escolas públicas da RMBH. Em Sociedade, 5(2), 108–136. https://doi.org/10.5752/P.2595-7716.2023v5n2p108-136