Ortotanásia: uma visão multidisciplinar acerca do morrer com dignidade

Autores

  • Júlio César Batista Santana Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Departamento de Enfermagem - ICBS/PUC Minas.
  • Cynthia Pacheco Lucas Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC Minas. Coração Eucarístico.
  • Eulalia Martins Fraga Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC Minas. Coração Eucarístico.
  • Laryssa Arruda Costa Souza Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC Minas. Coração Eucarístico.
  • Tânia Mara Bernardes Santos Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC Minas. Coração Eucarístico.

Palavras-chave:

Doente terminal. Cuidados paliativos. Direito a morrer. Bioética. Atitude frente a morte. Cuidados de Enfermagem. Equipe de assistência ao paciente.

Resumo

Fundamento: Os grandes avanços tecnológicos na medicina moderna propiciaram novas formas de tratamento, recuperação e cura de muitas doenças, em contrapartida surgiram novos conflitos, que esbarram nos limites de intervenções terapêuticas e que muitas vezes não respeitam a dignidade do morrente. Objetivo: Refletir sobre o processo do morrer com dignidade em uma perspectiva multidisciplinar e discutir acerca da ortotanásia no âmbito da legislação e da bioética. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica entre os anos de 2008 a 2012, com análise de artigos encontrados em meio eletrônico da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), nos bancos de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Literatura Internacional da área Médica e Biomédica (MEDLINE), (IBECS). Foram selecionados 20 artigos utilizados para o estudo. Resultados: Emergiram três unidades temáticas: aspectos éticos e legais do processo do morrer com dignidade; abordagem multidisciplinar acerca da ortotanásia com pacientes sem perspectiva de vida; desafios sobre a dignidade no processo do morrer. Considerações Finais: A ortotanásia busca assistir o paciente com propostas de amenizar o sofrimento tanto para ele quanto para seus familiares. Prestada por uma equipe multidisciplinar através de aspectos que ajudem neste processo de morte e executada de forma humanizada centralizando o paciente e não o ego profissional. Portanto devemos aprender com o doente o que significa qualidade de vida para ele.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlio César Batista Santana, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Departamento de Enfermagem - ICBS/PUC Minas.

Doutor em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo - São Paulo ( 2014 ) ; Mestrado em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo -São Paulo (2007); Especialização em Enferamgem em UTI (2001) ; Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1996) . Professor da PUC MInas, Centro Universitário UNIFEMM - Sete Lagoas , coordenador dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu do INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA/ PUC Minas: Enfermagem em UTI adulto, Enfermagem em UTI Neonatal e Pediátrica, Enfermagem em Urgência, Emergência e Trauma e Enfermagem em transplante e doação de órgãos,Enfermeiro do Núcleo de Educação Permanente e Pesquisa (NEPP ) Consórcio Intermunicipal Aliança para a Saúde ( CIAS ) SAMU - Sete Lagoas: Tutor do Suporte Básico e Avançado de Vida do SAMU, atuando principalmente nos seguintes temas :Bioética, unidade de terapia intensiva, atendimento pré-hospitalar, enfermagem, cuidado, emergência,equipe de enfermagem e saúde da família, Editor Adjunto da Enfermagem Revista PUC Minas, membro da equipe editorial da Revista de Enfermagem UFPE on line , Membro do colegiado do Curso de Graduação em Enfermagem da PUC/ Minas, Campus Coração Eucarísto. Autor de 3 livros : Procedimentos básicos de enfermagem, Monitorização Invasiva e não invasiva: fundamentação para o cuidado e Conflitos éticos na área da saúde : como lidar com esta situação. Líder do Grupo de Pesquisa: Núcleo de Pesquisa em Enfermagem e Saúde (NUPES) da PUC MINAS. Colaborador no Livro BLACKBOOK ENFERMAGEM,2016.

Cynthia Pacheco Lucas, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC Minas. Coração Eucarístico.

Acadêmica de Enfermagem do 4º período tarde da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC Minas. Coração Eucarístico.

Eulalia Martins Fraga, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC Minas. Coração Eucarístico.

Acadêmica de Enfermagem do 4º período tarde da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC Minas. Coração Eucarístico.

Laryssa Arruda Costa Souza, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC Minas. Coração Eucarístico.

Acadêmica de Enfermagem do 4º período tarde da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC Minas. Coração Eucarístico.

Tânia Mara Bernardes Santos, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC Minas. Coração Eucarístico.

Acadêmica de Enfermagem do 4º período tarde da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC Minas. Coração Eucarístico.

Downloads

Publicado

2016-09-06

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES