O cuidado integrado e qualidade de vida dos idosos portadores de doenças crônicas: revisão sistemática

Autores

  • Anelise Coelho da Fonseca Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP).
  • Maria de Jesus Mendes da Fonseca Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP).
  • Walter Vieira Mendes Júnior Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP).

Palavras-chave:

Administração de caso. Planejamento em saúde. Programas de assistência gerenciada. Idoso. Qualidade de vida.

Resumo

O cuidado integrado coordenado pela enfermagem é uma alternativa ao modelo de atenção de saúde, centrado nas doenças agudas e pode contribuir para melhoria da qualidade de vida, principalmente dos idosos. Uma revisão sistemática de literatura apontou que a melhoria da saúde dos idosos nos programas de cuidado integrado tem sido avaliada pela mensuração de qualidade de vida e a utilização dos serviços de saúde. Entretanto há a necessidade de uniformizar os termos utilizados e de reduzir as lacunas metodológicas entre os estudos de avaliação dos programas de cuidado integrado para permitir a comparação entre eles e dirimir controvérsias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anelise Coelho da Fonseca, Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP).

Possui graduação em medicina pela universidade estadual do rio de janeiro (2001) e mestrado em Epidemiologia em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2010)..Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em cuidados paliativos. médica hospitar e ambulatorial, doutoranda em epidemiologia pela ENSP/Fiocruz no tema gestao de doenças cronicas; gestora de uma cooperativa médica na area de gestao de saude.

Maria de Jesus Mendes da Fonseca, Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP).

Possui graduação em Bacharelado Em Estatística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1996) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003) e pós-doutorado na Universidade do Minho (Portugal) (2014). É pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública/ Fundação Oswaldo Cruz, departamento de epidemiologia e métodos quantitativos, professora no programa de pós-graduação Epidemiologia e Saúde Pública e vice coordenadora do Estudo Longitudinal da Saúde do Adulto (ELSA-Brasil) CI-RJ. Na área de Saúde Coletiva e em Epidemiologia desenvolve os seguintes temas: obesidade, hábitos alimentares, determinantes sociais da saúde,estresse no trabalho,confiabilidade, validade e estudos longitudinais. Bolsista PQ-2 do CNPq.

Walter Vieira Mendes Júnior, Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP).

Doutor em saúde pública pela Fundação Oswaldo Cruz, Mestre em políticas e planejamento em saúde pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e médico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com residência em gastroenterologia. Experiência profissional inclui o cargo de diretor administrativo do Hospital Geral de Bonsucesso; diretor geral do Hospital Geral de Nova Iguaçu; assessor de Desenvolvimento Institucional da Secretaria Municipal de Saúde, Subsecretário de Estado de Saúde. Docente em cursos de qualidade em saúde e segurança do paciente sistemas e serviços de saúde, gestão hospitalar, saúde do idoso, e especialização em saúde pública.Coordenador de cursos presenciais e a distância em gestão em saúde e qualidade em saúde. Consultor em gestão a diversos órgãos. Avaliador de serviços de saúde em acreditação. Autor de livros e artigos sobre avaliação da qualidade em serviços de saúde, segurança do paciente e atendimento domiciliar. Representante da Fundação Oswaldo Cruz no Comitê de Implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente. Colaborador do portal PROQUALIS.

Downloads

Publicado

2016-09-06

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES