Fatores de risco para ocorrência de acidente vascular encefálico em indivíduos de 0 a 20 anos

Autores

  • Júlia Duarte Gandra Universidade Federal de Minas Gerais.
  • Marisa Antonini Ribeiro Bastos Universidade Federal de Minas Gerais.

Palavras-chave:

Acidente vascular encefálico. Fatores de risco. Adolescentes.

Resumo

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com o objetivo de identificar os fatores de risco para ocorrência de acidente vascular encefálico (AVE) infantil (0 a 20 anos) e prover recomendações baseadas em evidências para a prevenção destes fatores. Foram identificados dezesseis estudos que identificaram os diversos fatores de risco para ocorrência de AVE em individuos até 20 anos. Os resultados desta revisão integrativa indicam que os fatores de risco mais prevalentes para a ocorrência de AVE infantil são: hipertensão, diabetes, malformações arteriovenosas, doenças hematológicas, alcoolismo, tabagismo obesidade, dislipidemia, doenças autoimunes (síndrome do anticorpo antifosfolipide; lúpus), distúrbios de coagulação (policitemia, anemia falciforme, deficiência de proteína C e S), uso de drogas, trombocitemia, arteriopatia cerebral autossômica dominante com infartos subcorticais, patologia mitocondrial (Síndrome de Kearns- Sayre), infecções/febre, anomalias vasculares, doença vascular do colágeno, mutação do fator V Leiden, a mutação protombótica, câncer, doenças metabólicas, e a trissomia do 21 como um possível fator de risco. Sugere-se que se realizem novos estudos sobre o tratamento do AVE infantil, e sobre a importância do diagnóstico precoce desta patologia, visando diminuir os danos cerebrais e cognitivos da criança. Conclui-se que parte dos fatores de risco identificados podem ser prevenidos, como a hipertensão, tabagismo, diabetes, abuso de álcool e drogas, e que é de grande importância que o enfermeiro participe ativamente na prevenção destes fatores, não somente durante a infância e adolescência mas também no período gestacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlia Duarte Gandra, Universidade Federal de Minas Gerais.

Enfermeira, Mestre em Administração e Marketing pela Universidade Fumec (2015). MBA em Gestão de Saúde e Administração Hospitalar pelo Centro Universitário UNA (2012); Pós graduada em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade São Camilo (2011); e Pós graduada em Saúde Cardiovascular pela UFMG (2010). Atualmente é Enfermeira do Sistema FIEMG.

Marisa Antonini Ribeiro Bastos, Universidade Federal de Minas Gerais.

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (1975), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990) e Doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1996). Professora aposentada da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Promoção da Saúde, Avaliação da assistência, Educação, Gerência de Enfermagem.

Downloads

Publicado

2016-09-06

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES