Conhecimento, atitude e prática sobre promoção da saúde

Autores

  • Denise Brandão de Oliveira e Britto Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
  • Luciana Lemos de Azevedo Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
  • Natalia de Cássia Horta Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
  • Nicole de Oliveira Bernardes Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
  • Paulo Franco Taitson Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
  • Vânia de Fátima Noronha Alves Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Palavras-chave:

Promoção da saúde, profissional de saúde, ciências da saúde.

Resumo

Os autores mostram um projeto investigativo que pretende analisar se a formação do profissional da saúde nas graduações responde as demandas voltadas para a promoção da saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Brandão de Oliveira e Britto, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Petrópolis (1984), doutorado em Língua Portuguesa e Linguística pela PUC Minas (2010), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Professora Adjunto IV, coordenadora do curso de graduação em Fonoaudiologia e do curso de Especialização lato sensu em Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Chefe do Departamento de Fonoaudiologia e Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da PUC Minas. Vice Coordenadora do Departamento de Linguagem da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa). Especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Linguagem oral e escrita, atuando principalmente nos seguintes temas: fonoaudiologia, desenvolvimento da linguagem oral e escrita, diagnóstico e tratamento das alterações da linguagem.

Luciana Lemos de Azevedo, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Graduada em Fonoaudiologia (1994), Pós-doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2013), Doutorado e Mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007/2002, respectivamente), Especialização em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo (1996), Aperfeiçoamento em Audiologia pelas Faculdades Metodistas Integradas Izabela Hendrix (1996). Especialista em Voz pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia e Certificada pelos Métodos de Tratamento Vocal Lee Silverman e Lessac-Madsen. Atualmente, Professora Adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, ministra disciplinas nos cursos de Fonoaudiologia e Educação Física (e eventualmente Seminários de Desempenho Comunicativo nos Cursos de Teologia e Filosofia). Membro do NDE, do Colegiado de Coordenação Didática e Coordenadora do Eixo de Voz e da Especialização em Voz do Curso de Fonoaudiologia. Membro da Assessoria de Projetos Pedagógicos da PROGRAD desta Instituição e do Conselho Editorial da Editora PUC Minas. Sócia-diretora da VOZ: Fonoaudiologia, Comunicação e Expressividade. Atua na área de VOZ, principalmente nos seguintes temas: comunicação eficaz/expressividade, voz profissional, saúde vocal, doença de Parkinson, qualidade de voz e comunicação (assessoria e consultoria).

Natalia de Cássia Horta, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Mestrado e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007/2011). Atualmente é professora Adjunta III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, lecionando nos Cursos de Enfermagem e de Medicina. Coordenadora do Curso de Especialização em Gerontologia da PUC Minas. Atua como coordenadora e pesquisadora do Grupo de Pesquisa PHASE/PUC MINAS (Processos Heurísticos e Assistenciais em Saúde e em Enfermagem) e ainda como pesquisadora do NUPEPE- Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Prática de Enfermagem da Escola de Enfermagem da UFMG .Tem experiência na área de Saúde Coletiva, desenvolvendo estudos acerca dos seguintes temas: saúde coletiva, promoção da saúde, educação em saúde, trabalho em saúde, cuidado e ensino em enfermagem, atenção domiciliar e envelhecimento.

Nicole de Oliveira Bernardes, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (1998), mestrado e doutorado em Tocoginecologia - área de concentração Ciências Biomédicas, pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2003 e 2009, respectivamente). Atualmente é Professora Adjunta IV no Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde - ICBS, no Departamento de Fisioterapia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, coordenadora de pesquisa do curso de fisioterapia unidade Betim, líder do Grupo de Pesquisa em Fisioterapia da PUC Minas em Betim junto ao CNPq, coordenadora do curso de pós-graduação em Fisioterapia em Uroginecologia e Obstetrícia com Aspectos em Dermato-Funcional, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Núcleo Betim, professora ingressante do Centro Universitário Metodista Izabela Hendirx, professora convidada da Universidade Gama Filho, da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, da UNICETREX - Brasília e do CEAFi - Goiânia. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Ginecologia, Obstetrícia, Urologia e Mastologia, além de Dermatologia e Estética. Atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia, incontinência urinária, cinesioterapia - exercícios, dor pélvica crônica, eletroestimulação endovaginal e terapias corporais em estética.

Paulo Franco Taitson, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

O Professor Paulo Franco Taitson - taitson@pucminas.br Especialização em Anatomia Humana (1999), Especialização em Reprodução Humana (1995), Mestrado (2001), Doutorado (2005). O doutorado versou sobre a epidemiologia da infertilidade masculina. O primeiro Pós-Doutorado foi em Reprodução Humana pelo Instituto de Ginecologia da UFRJ em 2007. O segundo Pós-Doutorado foi em em Medicina e Bioética pela Faculdade de Medicina da UFRGS em 2014. Professor Adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Líder do grupo de pesquisa "Anatomia Funcional do Aparelho Urogenital" do CNPq. Editor Adjunto do JBRA Assisted Reproduction, membro do Corpo editorial dos periódicos: Journal of Assisted Reproduction and Genetics, Andrology & Gynecology: Current Research; Andrology, Reproducción Humana e Revista HCPA (Hospital das Clínicas da UFRGS). Revisor do Journal of Assisted Reproduction and Genetics, Basic Sciences of Medicine, Andrologia (Berlin) e Revisor do Brazilian Journal of Morphological Science. Publicou 80 artigos em periódicos especializados. Possui 10 capítulos de livros e 3 livros publicados. Possui 76 itens de produção técnica. Em suas atividades profissionais interagiu com 90 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. É professor em nível de graduação e pós-graduação strictu sensu. É avaliador de cursos do MEC. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da PUC Minas. Dedica-se a Anatomia Humana, Reprodução Humana e Bioética.

Vânia de Fátima Noronha Alves, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2008). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Especialista em Lazer e em Educação Física Escolar (1995). Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984). Docente no Programa de Pós-graduação em Educação na PUC Minas, área de concentração "Educação Escolar: políticas e práticas curriculares, cotidiano e cultura", eixo temático - Currículo: Políticas e Práticas: questões e perspectivas do currículo na contemporaneidade: políticas e práticas curriculares; diferenças e multiculturalidade, a sala de aula e a materialização do currículo. Docente do Departamento de Educação, graduação em Pedagogia e do Departamento de Educação Física nas graduações em Licenciatura e Bacharelado, da PUC Minas. Docente em cursos de especialização em Lazer e Educação Física Escolar nas nodalidades presencial e semipresencial. Consultora em Educação Física e Lazer. Publicações sobre temas da educação física, lazer, cultura negra e indígena, políticas educacionais, políticas públicas de esporte e lazer. Pesquisadora da Rede Cedes e do Cnpq. Atualmente assina seus textos: NORONHA, Vânia.

Downloads

Publicado

2016-09-06

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES