A integralidade e a prática do enfermeiro na estratégia saúde da família
Palavras-chave:
Integralidade. Assistência integral. Saúde integral. Programa saúde da família.Resumo
A importância e as dificuldades em operacionalizar o princípio da integralidade são evidenciadas na prática assistencial em saúde e na literatura. Neste trabalho de Revisão Bibliográfica busca-se discutir a importância da integralidade na prática do enfermeiro atuante na Saúde da Família, de modo a identificar os diferentes conceitos e abordagens sobre a integralidade presentes na literatura científica, bem como suas possibilidades e desafios.
Estudo de revisão bibliográfica de caráter exploratório-descritivo compreendendo o período de 2010 a 2012 na Biblioteca Virtual da Saúde (BVS). Consideramos as proposições do princípio da integralidade para a qualificação da assistência à saúde do usuário na Atenção Primária. A partir de noções e sentidos da integralidade destacamos o poder transformador da abordagem integral na vida das pessoas. A atenção integralizada se consolida como meio que possibilita potencializar as relações humanas, além da definição de demandas e adequação dos serviços de saúde as necessidades individuais e/ou coletivas da população, tanto na esfera objetiva quanto subjetiva. Assim, direcionando o cuidado equânime e resolutivo. O estudo proposto buscou pelo entendimento da importância de se exercer um princípio necessário para uma assistência completa. Torna-se, então, um dever encontrarmos elementos que contribuam para a lucidez e maturidade da possibilidade de qualificação do “cuidar”, a partir da integralidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA
DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores (nome completo de todos os autores) do manuscrito intitulado (nome completo do artigo) declaram que os direitos autorais a ele referentes sejam de propriedade exclusiva da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Campus Coração Eucarístico, mediante publicação na ENFERMAGEM REVISTA. Sendo assim, fica vetada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização para isto seja solicitada á comissão editorial da ENFERMAGEM REVISTA. Certificamos que o artigo representa um trabalho original, de relevância social e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, seja no formato impresso ou de revista eletrônica. Certificamos que todos os autores contribuíram na construção do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo conteúdo. Assinamos a presente declaração e responsabilizamos integralmente, pelo material apresentado.
Citar: local, data. Assinar. Fornecer CPF, e endereços completo, email de todos os autores.