A integralidade e a prática do enfermeiro na estratégia saúde da família

Autores

  • Daniel Burieque dos Santos Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
  • Karine Lourenço de Figueiredo Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
  • Natália de Cássia Horta Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

Palavras-chave:

Integralidade. Assistência integral. Saúde integral. Programa saúde da família.

Resumo

A importância e as dificuldades em operacionalizar o princípio da integralidade são evidenciadas na prática assistencial em saúde e na literatura. Neste trabalho de Revisão Bibliográfica busca-se discutir a importância da integralidade na prática do enfermeiro atuante na Saúde da Família, de modo a identificar os diferentes conceitos e abordagens sobre a integralidade presentes na literatura científica, bem como suas possibilidades e desafios.
Estudo de revisão bibliográfica de caráter exploratório-descritivo compreendendo o período de 2010 a 2012 na Biblioteca Virtual da Saúde (BVS). Consideramos as proposições do princípio da integralidade para a qualificação da assistência à saúde do usuário na Atenção Primária. A partir de noções e sentidos da integralidade destacamos o poder transformador da abordagem integral na vida das pessoas. A atenção integralizada se consolida como meio que possibilita potencializar as relações humanas, além da definição de demandas e adequação dos serviços de saúde as necessidades individuais e/ou coletivas da população, tanto na esfera objetiva quanto subjetiva. Assim, direcionando o cuidado equânime e resolutivo. O estudo proposto buscou pelo entendimento da importância de se exercer um princípio necessário para uma assistência completa. Torna-se, então, um dever encontrarmos elementos que contribuam para a lucidez e maturidade da possibilidade de qualificação do “cuidar”, a partir da integralidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Burieque dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

Atualmente é Acadêmico de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Karine Lourenço de Figueiredo, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

Graduada em Enfermagem pela PUC Minas em 2012. Atualmente trabalha no projeto de pesquisa "A Integralidade e a Prática do Enfermeiro na Estratégia Saúde da Família" e participa voluntariamente do projeto "O trabalho de enfermagem na promoção da saúde:especificidade e complementariedade nas práticas em saúde" do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Prática de Enfermagem (NUPEPE) da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalha na Irmandade Nossa Senhora das Graças em Sete Lagoas.

Natália de Cássia Horta, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Mestrado e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007/2011). Atualmente é professora Adjunta III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, lecionando nos Cursos de Enfermagem e de Medicina. Coordenadora do Curso de Especialização em Gerontologia da PUC Minas. Atua como coordenadora e pesquisadora do Grupo de Pesquisa PHASE/PUC MINAS (Processos Heurísticos e Assistenciais em Saúde e em Enfermagem) e ainda como pesquisadora do NUPEPE- Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Prática de Enfermagem da Escola de Enfermagem da UFMG .Tem experiência na área de Saúde Coletiva, desenvolvendo estudos acerca dos seguintes temas: saúde coletiva, promoção da saúde, educação em saúde, trabalho em saúde, cuidado e ensino em enfermagem, atenção domiciliar e envelhecimento. 

Downloads

Publicado

2016-09-06

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES