Visão de alunos de enfermagem relativa à construção de competências

Autores

  • Josely Santana do Amorim Universidad del Salvador, USAL.
  • Estelina Souto do Nascimento Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Palavras-chave:

Competência, Currículo, Educação em Enfermagem.

Resumo

Tratou-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa desenvolvido em uma instituição mineira privada
de ensino superior em enfermagem, tem como objetivo analisar a visão do aluno no que tange a construção de
competências gerais propostas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, a partir das disciplinas dos cursos da
Universidade. A amostra foi constituída de 850 alunos respondentes da avaliação interna institucional. Os dados
foram discutidos com base no fundamento teórico da construção de competências segundo os autores Perrenoud,
Le Bortef e Freire. Verificou-se que a maioria das disciplinas dos cursos da instituição abordou as competências
gerais propostas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais em Enfermagem (DCNENF). As discussões dos
resultados apontam para o uso de metodologias ativas, o engajamento pessoal do aluno, a postura mediadora do
professor, a problematização da realidade e a educação dialógica para a construção de competências no âmbito
escolar. Concluí-se que a autonomia do aluno é o foco almejado para o desenvolvimento de competências.

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Biografia do Autor

Josely Santana do Amorim, Universidad del Salvador, USAL.

Atualmente é enfermeira Coordenadora de Enfermagem da Unidade de Transplantes do Hospital das Clínicas UFMG. Experiência em docência em Enfermagem Cirúrgica e Transplantes, Centro cirúrgico e Central de Material Esterilizado.

Estelina Souto do Nascimento, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Possui graduação em Escola de Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais(1975), graduação em Langue Littérature et Civilisation Etrangères Port pela Universite Stendhal, Grenoble 3(2006), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1981) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo(1993). Atualmente é Professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pesquisa e desenvolvimento da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Membro de corpo editorial da REME. Revista Mineira de Enfermagem, Pesquisa e desenvolvimento da Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais, Assessoria na condição de professor da Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais e Coordenador de Pesquisa da Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Saúde. Atuando principalmente nos seguintes temas:Quotidiano e Saude, Sociologia Compreensiva, Imaginário e saúde, Ludico.

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Publicado

2016-09-17

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES