Atenção pré-natal segundo indicadores de processo do SISPRENATAL através do programa de humanização do pré-natal e nascimento

Autores

  • Daniela Deiro Ferraz Faculdade Ciências da Vida.
  • Milene Silva Rodrigues Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG.
  • Tatiane Silva Rodrigues Universidade Estadual de Montes Claros.
  • Alessandra S. Lima Universidade Federal de Minas Gerais.

Palavras-chave:

Serviços de Saúde. Indicadores Básicos de Saúde. Parto Humanizado. Cuidado Pré-Natal.

Resumo

Fundamento: O pré-natal é uma importante fase na vida da mulher, que deve receber acompanhamento durante o ciclo. O sisprenatal é um programa que cadastra e acompanha as gestantes de cada município, a fim de proporcionar uma gestação segura para mãe e recém-nascidos, através do Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento. Objetivo: Analisar os indicadores de processo do Sistema de Informação do Pré-natal (SISPRENATAL). Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva, documental com abordagem quantitativa, com análise de dados referentes ao Sistema de Acompanhamento do Programa de Humanização do Pré-Natal e Nascimento. Foi dado enfoque aos indicadores do sistema e a qualidade da assistência prestada no pré-natal. Resultados e Discussão: As informações encontradas foram identificadas como fatores predominantes: baixa cobertura do SISPRENATAL, escassez de estudos referentes ao programa, divergência das informações devido a diferentes fontes consultadas e sub notificação no programa. Conclusão: Ressalta-se a baixa qualidade da informação disponível na prática, demandando a criação de protocolos que englobem ações de planejamento, melhoria da efetividade na atenção pré-natal e educação permanente dos profissionais envolvidos na captação dos dados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Deiro Ferraz, Faculdade Ciências da Vida.

Enfermeira pela Faculdade Ciências da Vida.

Milene Silva Rodrigues, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG.

OBJETIVO: ATUAR NA ÁREA ASSISTENCIAL, ADMINISTRATIVA, GERENCIAL DA SAÚDE, DOCÊNCIA E PESQUISA. QUALIFICAÇÕES: Supervisão de equipe de enfermagem; Capacitação técnica da equipe de saúde; Atuação em Urgência, Hemodiálise, Maternidade e outros; Supervisão de estágio curricular; Docência do ensino superior e técnico; Orientação de trabalho de conclusão de curso; Administração e gerenciamento de serviços de saúde. Atualmente é docente da Faculdade Ciências da Vida e Enfermeira da Atenção Primária à Saúde. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem.

Tatiane Silva Rodrigues, Universidade Estadual de Montes Claros.

Enfermeira pela Universidade Estadual de Montes Claros. Especialista em Saúde Pública - Saúde Coletiva pelas Faculdades Unidas do Norte de Minas. Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade São Camilo. Especialista em Formação Pedagógica na Área da Saúde: Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais. Enfermeira Responsável Técnica da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Municipal de Sete Lagoas e Enfermeira do Hospital UNIMED Sete Lagoas.

Alessandra S. Lima, Universidade Federal de Minas Gerais.

Enfermeira pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2016-09-23

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES