Método mãe canguru e suas implicações na assistência: percepção da equipe de enfermagem

Autores

  • Júlio César Batista Santana Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
  • Ana Paula de Oliveira Assis Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
  • Cynthia Carolina Duarte Silva Instituto de Educação Continuada (IEC PUC).
  • Humberto Ferreira de Oliveira Quites Universidade Federal de Minas Gerais.

Palavras-chave:

Método mãe-canguru, Prematuro, Aleitamento Materno, Cuidados de Enfermagem.

Resumo

O Método Mãe Canguru (MMC) é uma terapia baseada no contato pele a pele entre o binômio mãe e filho, utilizando a amamentação convencional exclusiva quando esta é possível ou de dispositivos não invasivos para administração de leite materno. Compreender o significado para a equipe de enfermagem do MMC e suas implicações na assistência em unidade neonatal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com inspiração fenomenológica realizada em um Hospital de Médio porte da Grande Belo Horizonte, com seis membros da equipe de enfermagem que presta assistência ao Binômio mãe-filho com o MMC. As entrevistas foram realizadas nos meses de março a abril de 2012, contemplando as seguintes questões norteadoras: Qual o significado em participar do processo do cuidar do Binômio mãe-filho assistidos pelo método mãe-canguru? Quais as implicações desse metodo no processo da assistência de enfermagem?”. Emergiram quatro categorias temáticas: MMC: uma interação afetiva da tríade: mãe, filho, família; A importância da equipe de enfermagem no sucesso do MMC; Cuidado holístico: atenção aos aspectos físicos, emocionais e fisiológicos; Implicações o método mãe canguru no aleitamento materno e ganho de peso do recém-nascido de baixo peso. O MMC favorece o processo do cuidar de forma humanizada com respostas positivas na interação da equipe de enfermagem, mãe e filho, além de propiciar o aleitamento materno, o bem estar físico e emocional e a recuperação da criança de forma mais natural possível. Percebe-se a importância da participação da equipe de enfermagem para o sucesso do MMC.

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Biografia do Autor

Júlio César Batista Santana, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Doutorando em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo – São Paulo. Mestre em Bioética. Professor do Curso de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Faculdade Ciências da Vida e Centro Universitário UNIFEMM. Coordenador dos Cursos de Especialização do Instituto de Educação Continuada da PUC/ Minas: Enfermagem em Urgência, Emergência e Trauma, Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Adulto e Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal. Enfermeiro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Sete Lagoas.

Ana Paula de Oliveira Assis, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Enfermeira graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/Minas – Belo Horizonte, Minas Gerais.

Cynthia Carolina Duarte Silva, Instituto de Educação Continuada (IEC PUC).

Professora do Curso de Especialização Latu Sensu do Instituto de Educação Continuada (IEC PUC) em Enfermagem em Urgência, Emergência e Trauma e Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva. Enfermeira da Unidade de Terapia Intensiva da Maternidade Odete Valadares.

Humberto Ferreira de Oliveira Quites, Universidade Federal de Minas Gerais.

Doutorando em Enfermagem e Saúde da UFMG. Mestre em Enfermagem Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

2016-10-01

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES