Periódicos científicos brasileiros de enfermagem – um estudo exploratório descritivo

Autores

  • Sonia Regina Jurado Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  • Angela Maria Santos Lopes Universidade do Oeste Paulista.

Resumo

Objetivo: Analisar os padrões ético-metodológicos e o estrato Qualis/ Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) das revistas científicas nacionais de enfermagem. Método: Trata-se de um estudo exploratório em que foram coletados os seguintes dados de cada revista: base indexadora, estrato Qualis/CAPES, normas relativas à ética da pesquisa em seres humanos, resumo em inglês, tipo de descritor, estilo de referências bibliográficas e avaliação por pares. Resultados: A maioria das revistas exigia aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (92,5%), possuía mais de uma base indexadora (77,5%), adotava resumo em inglês (97,5%), referências no estilo “Vancouver” (95%) e descritores DeCS (55%). Todas possuíam o sistema de avaliação por pares. Discussão: Denota-se que há um bom número de revistas indexadas nas principais bases nacionais e internacionais e de referência para a área de Enfermagem, com predomínio do Qualis B2. Conclusão: A grande maioria das revistas brasileiras de enfermagem seguem os padrões internacionais dos periódicos biomédicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Regina Jurado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Morfologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998), doutorado em Fisiopatologia em Clínica Médica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e pós-doutorado em Saúde Pública (2007). Atualmente é tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Professora Associada II da UFMS. Possui 20 anos de docência universitária. Tem experiência na área de Medicina, Enfermagem e Biologia, desenvolvendo pesquisas em Saúde Coletiva.

Angela Maria Santos Lopes, Universidade do Oeste Paulista.

Possui graduação em Direito pela Universidade do Oeste Paulista (2006). É Instrutora de Primeiros Socorros, formada pela Cruz Vermelha Brasileira, Filial Rio de Janeiro/RJ, 2015 e, atualmente, cursa Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Três Lagoas/MS. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso.

Downloads

Publicado

2018-03-15

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES